scorecardresearch ghost pixel



PIX Saque e PIX Troco: Descubra onde fazer operações usando um mapa

Dados mostram que cerca de 15 mil estabelecimentos comerciais, caixas eletrônicos e correspondentes bancários oferecem os serviços.



As funcionalidades do PIX tem recebido boas avaliações pelos brasileiros. Em novembro do ano passado, entrou em ação dois novos serviços: o PIX Saque e o PIX Troco. Na prática, eles permitem que o usuário realize saques em estabelecimentos comerciais ao invés de caixas eletrônicos.

Leia mais: Boato ou verdade: Nubank está liberando PIX de aniversário no valor de R$ 400?

Os novos produtos do PIX são opcionais e dependem da adaptação dos sistemas das lojas. Tal situação tem resultado na baixa adesão dos usuários.

Segundo dados do Banco Central, existem hoje em dia cerca de 15 mil pontos de atendimento com o PIX Saque e o PIX Troco em funcionamento. Dentre eles estão estabelecimentos comerciais, caixas eletrônicos e correspondentes bancários.

 

Como funcionam o PIX Saque e o PIX Troco?

Com o celular em mãos, a pessoa lê um QR Code e realiza um PIX da sua conta para a do agente que está oferecendo o crédito, que repassará ao usuário em espécie o valor correspondente ao da transação.

Ou seja, os serviços buscam utilizar a tecnologia do PIX para a retirada de quantias em cédulas. Em relação ao PIX Saque, o dinheiro em espécie corresponde ao valor da transação. Já o PIX Troco corresponde à diferença entre o valor total do PIX e o da compra efetuada.

 

Mapa de estabelecimentos do PIX Saque e PIX Troco

No formato de dados abertos, habilitados pelas próprias instituições, é possível consultar a relação dos postos de atendimento dessas funções PIX pelo site do Banco Central (BC).

Os brasileiros podem acessar ainda um mapa que mostra onde as modalidades dos serviços estão disponíveis. A ação é uma parceria da Pay Ventures e a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs).

A ferramenta está disponível para consulta gratuita, com atualizações de duas em duas horas dos estabelecimentos e caixas eletrônicos participantes, bem como dos horários de funcionamento. Basta o usuário acessar o site mapapix.com.br, ativar a localização e encontrar quais lugares aos arredores oferecem o PIX Saque e o PIX Troco.




Voltar ao topo

Deixe um comentário