scorecardresearch ghost pixel



Por que gatos tricolores são sempre fêmeas? Veja o que diz a ciência

Cerca de 99% dos casos de gatos tricolores são fêmeas, enquanto que apenas 1% são machos. Entenda a razão disso.



Quem gosta de gatos e convive com espécies de felinos sabe que gatos tricolores são sempre fêmeas. Mas, se você nunca tinha prestado atenção, aposto que vai gostar de saber a razão disso. Primeiro é importante explicar que gatos tricolores não são raças, mas sim um resultado da composição genética do animal.

Veja também: 4 truques prático para conquistar um gato corretamente

Gatos filhotes com a mescla de três tonalidades são sempre muito chamativos devido a sua beleza. Você sabia que o conjunto de cores laranja, preto e branco são também chamados de “cálico sólido” e o azul creme e branco são chamados de “cálico diluído” e são cores que frequentemente vemos em felinos fêmeas. Essas tonalidades misturadas estão relacionadas às condições genéticas.

Por que os gatos tricolores são sempre fêmeas?

Todas as características físicas dos gatos são determinadas por conjuntos de genes herdados de seus pais. Assim como nos humanos, os gatos possuem cromossomos sexuais XX e XY. As colorações X são de cores nos tons de laranja ou preto. As demais cores são decorrentes de outros cromossomos.

A cor branca não tem relação ao tipo de sexo do animal, portanto, independentemente de ser macho ou fêmea a pelagem branca pode acontecer.

Conforme os veterinários, a tonalidade de branco e cinza são resultados da mutação de outro gene no momento da formação embrionária. Gatos machos possuem apenas um gene X, logo, sua pelagem será sempre preta ou laranja. Já as gatas, por terem dois tipos de cromossomos, têm mais chances de ter pelagem tricolor, também chamada de carey.

Mas, afinal não existem gatos tricolores?

De acordo com estudos, cerca de 99% dos casos de gatos tricolores são fêmeas.  É raro acontecer, mas pode existir gato tricolor. 

Trata-se de uma anomalia genética, em que o animal nasce com cromossomos XXY. Essa condição deixa sequelas como infertilidade, além de riscos de nascer com danos cerebrais e outras deformidades em diversos órgãos. Além disso, essa condição reduz a expectativa de vida do felino, que em média é 15 anos, passando a ser apenas de 7 anos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário