scorecardresearch ghost pixel



Por que o cérebro não consegue fazer duas coisas juntas?

Se você acredita que está sempre desempenhando várias tarefas ao mesmo tempo, saiba que seu cérebro pode apenas estar te enganando. Descubra o que os pesquisadores encontraram.



Você já deve ter conhecido alguém que alega conseguir prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo. Talvez você mesmo seja essa pessoa, muito embora em qualquer uma das situações, o pensamento esteja completamente equivocado. Ainda que pareça ser possível, a verdade é que o cérebro só consegue prestar atenção em apenas uma coisa por vez.

Veja também: Sinais que demonstram que você é uma pessoa difícil de lidar

De acordo com pesquisas recentes sobre o tema, essa limitação da mente se deve à arquitetura biológica do cérebro. O órgão precisa funcionar adequadamente com suprimento de energia fixo que é trazido pelos vasos sanguíneos. Isso significa que o cérebro tem que funcionar com recursos limitados e por isso, resolve uma atividade cognitiva de cada vez.

Cérebro não é capaz de prestar atenção em várias coisas simultâneas

A hipótese apresentada acima foi publicada na revista especializada Frontiers in Integrative Neuroscience. Entre os pesquisadores que trabalharam no estudo, estão pessoas das unjviersidades Universidade Vanderbilt e Universidade Yale (EUA).

Segundo os dados apresentados, os neurônios são abastecidos com glicose através dos vasos capilares sanguíneos conectados à artéria carótida. O cérebro, contudo, é um órgão super gastão de energia, já que pode consumir até 25% de toda a energia produzida pelo corpo. Em contrapartida, sua massa corresponde a algo entre 2% e 3% do total presente no organismo de uma pessoa adulta saudável.

Mente é capaz de fazer duas coisas em sequência, mas não ao mesmo tempo

Você, muitas vezes, pode estar apenas se enganando, já que o cérebro é bom em organizar e dividir tarefas. Assim, geralmente fazemos duas ou mais coisas distintas em sequência (uma primeiro, a outra depois). Realizar trabalhos e ações divergentes e simultâneas é quase impossível para nosso sistema nervoso central.

“É extremamente difícil fazer bem duas coisas ao mesmo tempo. Fazê-las em sequência é mais fácil”, disse o neurocientista António Damásio, da Universidade do Sul da Califórnia. A fala foi publicada pela agência Folha Press.

Isso quer dizer que seu cérebro está sempre alternando entre uma função e outra, mas não faz duas ao mesmo tempo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário