scorecardresearch ghost pixel



Presunto faz mal a saúde? Entenda quais são os riscos

Entenda quais são os riscos que comer presunto pode trazer para a sua saúde. Veja o que pode acontecer com quem tem o hábito de degustar o embutido com muita frequência.



O presunto é a dupla predileta da muçarela na culinária brasileira. Não existe pessoa que se recuse a um belo misto quente com tomate ou a algum salgado de “pizza”, certo? O problema é que o presunto pode oferecer riscos à saúde, bem como qualquer outra carne processada.

Veja também: Melhores receitas que não usam o fogão para nada

Afinal, o que é o presunto?

É preciso entender que o presunto está na lista de carnes processadas, ou seja, que são produzidas de modo artificial pela indústria. No processo, grande quantidade de gordura e de sódio é colocada na carne para realçar o sabor e fazer com que dure por mais tempo.

O excesso de sal é um dos principais fatores que geram os riscos para a saúde. Para se ter uma ideia, cada 1 grama de presunto pode conter até 10 mg de sódio. Isso significa que 100 g de presunto podem atingir metade do sal que a Associação Americana do Coração recomenda para um dia inteiro.

Quais são os riscos que a carne processada oferece?

O presunto e as demais carnes processadas passam por diversos processos industriais, os quais incluem a defumação, a cura, o tempero etc.

Porém, nesses procedimentos elas acabam entrando em contato com elementos químicos nocivos, como nitritos e nitratos. Eles, em si, não são perigosos, mas a ação dos nitritos no organismo pode gerar a nitrosamina, altamente cancerígena.

Embora a substância seja nociva, os alertas para o presunto não foram embasados puramente nas reações químicas.

Foram analisados mais de centenas estudos sobre o tema em diferentes universidades de vários países no mundo pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS). Todas elas apontaram as carnes processadas como componentes de uma “alimentação cancerígena”.

Para minimizar os males que esses alimentos podem promover para o corpo, a dica é buscar por alimentos caseiros que surtam o mesmo efeito.

É possível reproduzir o bacon em casa e comer uma carne ainda mais saborosa, orgânica e saudável do que aquela comprada no mercado, por exemplo. O problema é que a rotina atribulada muitas vezes não permite o tempo necessário na cozinha. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário