Quem é obrigado a emitir o novo RG? Saiba mais sobre essa novidade

Nova versão da carteira de identidade unifica o número do documento por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física).



O governo federal apresentou em fevereiro a versão atualizada da carteira identidade para o Brasil. O novo RG será adotado em todo o território nacional e promete facilitar o dia a dia dos cidadãos, já que unifica o número do documento por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Leia mais: Quem pode receber desconto de até 65% na conta de luz? Como solicitar?

Após o anúncio da novidade, muita gente quer saber quando a mudança passa a ser obrigatória. Alguns brasileiros estão preocupados com o possibilidade de a identidade antiga deixar de ser válida em breve.

De acordo com as informações oficiais, os institutos de identificação devem se adequar para emitir o novo documento até o dia 6 de março de 2023. Mas não é preciso correr: o RG atual continua sendo válido por alguns anos.

Para a população de até 60 anos, a identidade antiga segue valendo por até 10 anos. Já para quem tem mais de 60 aos, ele será aceito “por prazo indeterminado”.

Emissão do novo RG

Como a carteira utiliza o CPF como referência, o órgão competente fará a inscrição do cidadão que ainda não tem esse documento e precisa a primeira via ou uma nova. Segundo o governo, a unificação vai “simplificar a vida do cidadão” e “coibir fraudes”.

Para emitir a nova identidade, o interessado deverá apresentar sua certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital.

Dentre as novidades do RG está a emissão em formato digital, além do conhecido formato físico. A numeração será única para cada pessoa e a autenticidade poderá ser verificada por QR code, inclusive offline.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário