scorecardresearch ghost pixel



Com novo RG, documento antigo ainda terá validade? Preciso renovar?

A nova carteira de identidade já vale em todo o Brasil. O documento unifica informações dos brasileiros e ajuda na segurança dos dados.



Já vale em todo o Brasil o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional. O documento tem consideráveis mudanças que unificam o registro dos brasileiros, independentemente do estado onde moram. Ou seja, agora o cidadão passa a ter um único número de registro.

Leia mais: “Pix dos Estados Unidos” enfrenta avalanche de golpes e bancos ignoram

Antes da mudança, a cada nova emissão do documento em outro estado, a pessoa recebia um novo número de registro. Uma única pessoa podia ter até 27 números, a depender do estado. A partir de agora, isso não acontece mais. A identificação passa a ser a mesma.

Nova identidade

A nova identidade lançada pelo governo conta com um único CPF no registro. O documento vai ter versão física e digital, além de um QR Code que poderá ser acessado mesmo em situações em que o cidadão esteja sem internet.

Outro detalhe da nova identidade é que o documento vai ser aceito internacionalmente. Isso porque a carteira vai ter um código semelhante ao que é emitido nos passaportes.

Apesar disso, segundo o Governo Federal, a nova identidade vai continuar sendo aceita somente nas viagens a países do Mercosul. Ou seja, para todos os outros, o passaporte ainda continua sendo obrigatório.

Todas as mudanças adotadas no documento foram pensadas como forma de reduzir as fraudes que tanto acontecem hoje no Brasil,  a exemplo de quando o número de CPF de uma pessoa é usado por criminosos. Assim, com a unificação, os riscos desse tipo de crime são reduzidos.

De acordo com o Governo Federal, a emissão do novo documento será gratuita aos brasileiros e, pela regra do novo RG, os institutos de identificação têm até março de 2023 para se adequarem às mudanças.

As secretarias de Segurança Pública de cada estado e do Distrito Federal continuam sendo os responsáveis pela emissão do documento, cuja validade não muda e continua sendo de 10 anos.

Para emitir a nova identidade, os cidadãos continuam tendo que apresentar a certidão de nascimento ou de casamento para solicitar o documento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário