scorecardresearch ghost pixel



RG Digital: já preciso trocar a carteira de identidade?

O novo RG Digital já está valendo no Brasil. Veja até quando vale a sua carteira de identidade e o prazo para fazer a troca do documento.



A partir de 3 de março de 2023, todos os institutos de identificação do Brasil devem estar prontos para emitir o novo modelo de carteira de identidade. É o RG Digital, que passará a ter um número unificado em todo o Brasil. Veja quando você será obrigado a trocar a carteira de identidade.

Leia mais: Cartão Carrefour permite parcelamento em até 20 vezes sem juros

De acordo com o governo federal, a mudança deve reduzir as fraudes e facilitar a vida do cidadão. Por isso veja até quando o seu documento atual terá validade conforme as novas regras.

Quando trocar a carteira de identidade?

Essa é a pergunta feita por muitos brasileiros desde o anúncio do RG Digital. A boa notícia é que o cidadão ainda não precisa se preocupar. É que o RG atual vai continuar valendo por até 10 anos.

 

Essa é a regra para as pessoas com até 60 anos. Mais que isso, o documento atual será aceito por prazo indeterminado. Ou seja, os idosos com mais de 60 anos não são obrigados a trocar o documento mesmo após 10 anos.

O novo RG já está valendo em todo o Brasil desde março deste ano. Mas nem todos os institutos de identificação já se organizaram para a mudança.

Com a novidade, todos os estados brasileiros vão emitir um único número de RG por meio do CPF. Além disso, a confirmação da autenticidade do documento será feita por meio do QR Code.

De acordo com o governo federal, o novo RG Digital não substitui nenhum documento a não ser a identidade atual. A emissão do documento será gratuita.

 

Outra facilidade garantida pelo RG Digital é que ele poderá ser considerado documento de viagem. Isso porque terá o código MRZ, que é o mesmo presente nos passaportes.

Mas vale lembrar que o documento só poderá ser considerado em viagens internacionais nos países que fazem parte do Mercosul, mas ainda assim o passaporte continua sendo necessário.




Voltar ao topo

Deixe um comentário