scorecardresearch ghost pixel



RG Digital: saiba quando pedir a nova carteira de identidade

O novo modelo da carteira de identidade começara a valer em março do ano que vem. O que muitos querem saber é quando precisarão do novo documento.



O novo modelo da carteira de identidade anunciado pelo governo federal passa a ter o número unificado em todo o Brasil. Isso quer dizer que não importa em qual estado o documento será emitido, ele passa a ter o mesmo número por meio do CPF. Saiba quando será preciso mudar a sua carteira de identidade atual.

Leia mais: Novo modelo da CNH já é obrigatório? Entenda quando começa a valer 

Termina em 3 de março do ano que vem o prazo para que todos os institutos de identificação brasileiros se organizem para emitir o novo documento.

Carteira de identidade

O novo decreto entrou em vigor no dia 1º de março. Com o novo modelo, o RG terá um QR code que vai permitir a comprovação da autenticidade. A mudança deve facilitar a vida dos cidadãos e evitar fraudes.

 

Antes da mudança, o cidadão podia tirar a carteira de identidade em um estado com determinado número. Mas se perdesse o documento e fizesse uma nova solicitação em outra unidade da federação, o RG passava a ter um número diferente.

Ou seja, uma mesma pessoa podia ter até 27 RGs. Outra novidade com a carteira de identidade lançada pelo governo é que ela poderá ser considerada um documento de viagem. Isso por ter o código MRZ, igual ao dos passaportes. Mas valerá somente para viagens internacionais em países do Mercosul.

A emissão do documento será gratuita. De acordo com as regras do governo, o RG atual continuará tendo validade por mais 10 anos para todas as pessoas com até 60 anos.

Assim, ninguém precisa emitir a nova carteira de identidade. A não ser que o documento tenha perdido a validade. Já no caso dos idosos, o documento atual não perderá a validade.

 

Mas vale lembrar que os institutos responsáveis pela emissão do novo documento ainda estão em fase de adaptação. Por isso, a carteira de identidade com as mudanças ainda não está circulando no Brasil. A previsão é a partir de março de 2023.

Ou seja, somente em 2033 é que todos os brasileiros com menos de 60 anos serão obrigadores a terem a nova versão do documento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário