scorecardresearch ghost pixel



Como tirar a 2ª via do RG, CPF e Certidão de Nascimento; Veja os passos

Fundamentais para realizar atividades do dia a dia, os documentos de identificação podem ser reemitidos sem nenhum custo.



Os documentos pessoais são fundamentais para inúmeras situações do cotidiano. Sem eles, o cidadão fica de mãos atadas em situações que exigem o CPF, RG e a Certidão de Nascimento, por exemplo, como forma de identificação.

Leia mais: Termina amanhã o prazo para emitir ou regularizar o título de eleitor

Mas nem tudo está perdido! É possível tirar a segunda via de documento sem que seja necessário pagar uma taxa. Confira a seguir como isso pode ser colocado em prática.

Como tirar a 2ª via do CPF

O cidadão que perdeu o CPF e precisa tirar outro pode fazer isso de forma simples na página da Receita Federal. Basta a pessoa preencher corretamente os dados solicitados para visualizar o comprovante e fazer a situação. Essa opção é voltada para quem não declara o Imposto de Renda (IR).

 

Já quem realiza a declaração do IR deve solicitar a segunda via do CPF por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Receita. Depois de gerar um código de acesso, basta ir na aba “Cadastros” para conseguir o “Comprovante de Inscrição no CPF”.

Como tirar a 2ª via do RG

O Registro Geral (RG), também conhecido como Documento de Identidade, possui validade de dez anos. Portanto, assim que ele vence, ou é perdido, o cidadão deve tirar um novo para não ter problemas com a identificação.

A solicitação de um novo RG é feita nas Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos estados. Em alguns municípios, os postos da Polícia Civil também podem realizar o procedimento.

Para fazê-lo, são necessários os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento original ou cópia;
  • 2 fotos 3 x 4 original e recente;
  • Certidão de casamento original ou cópia simples (caso a pessoa seja casada);
  • Boletim de Ocorrência original ou cópia simples (em caso de roubo ou furto do documento anterior);
  • CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal

Quando o cidadão faz um B.O em caso de roubo ou furto do documento, ele não precisa pagar nenhuma taxa. Porém, em situações de perda, extravio ou documento danificado, é cobrada uma taxa entre R$ 20 e 29,50, dependendo do estado.

 

Além disso, homens acima de 65 anos, mulheres acima de 60 anos e erros na digital do RG constatados no prazo de até 90 dias, também são casos que recebem isenção na emissão de uma nova via do documento.

Como tirar a 2ª via da Certidão de Nascimento

Por fim, quem precisa solicitar a segunda via da Certidão de Nascimento deve ir no cartório registrado ao nascer. Outra forma é solicitando o documento pelos Correios ou Internet.

No método online, o cidadão deve acessar o site do Registro Civil. Por lá, a pessoa pode pedir a Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Certidão de Óbito. Vale destacar que estão disponíveis duas versões do registro: a digital, que é enviada no e-mail da pessoa, e a impressa, que chega no endereço informado via Correios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário