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Roubos: banco pode ser responsabilizado pelo acesso aos aplicativos?

O acesso aos aplicativos bancários é a maior preocupação de quem tem um celular roubado. Mas, será que os bancos podem ser responsabilizados?



Os criminosos têm roubado os celulares e conseguido fazer um verdadeiro limpa nas contas bancárias. Além de inseguras, as vítimas procuram meios de amenizar os prejuízos. E será que os bancos têm alguma responsabilidade pelo acesso aos dados e dinheiro dos aplicativos? Entenda.

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Cabe a cada usuário ter o cuidado de proteger os próprios dados. Isso inclui senhas e demais dados pessoais que possam facilitar a ação dos criminosos. É sempre bom saber o que fazer para reduzir os riscos e evitar que todo o seu dinheiro seja levado.

Acesso aos aplicativos

É fato que praticamente todo mundo tem pelo menos um aplicativo de banco instalado no celular. Muitas vezes os criminosos observam o momento em que as pessoas estão usando o celular para praticar o roubo.

E isso facilita bastante os crimes. Já que eles roubam aparelhos já desbloqueados. Ou seja, o acesso aos demais dados requer menos etapas. Além de ser mais simples fazer a troca de senhas por meio do e-mail.

Em alguns casos, muitos usuários guardam as senhas nos próprios aparelhos. O que também é uma prática não recomendada pelos especialistas em segurança.

Por isso, caso o aparelho seja roubado, o primeiro passo é apagar os dados remotamente pelas páginas das empresas, como Apple e Google. Além de comunicar a operadora o quanto antes e pedir o bloqueio da linha.

O mesmo vale para os bancos, para que eles façam o bloqueio dos aplicativos e também da conta. Além de sempre registrar um boletim de ocorrência.

Assim, é obrigação dos bancos garantirem a segurança dos aplicativos e das operações financeiras. Por isso, muitas vítimas conseguem ser ressarcidas em alguns casos.

O motivo é que os bancos devem estar atentos às movimentações seguidas. Ou até mesmo em valores mais altos. E isso deve ser acompanhado pelo padrão de consumo de cada cliente. Em casos de suspeita, as transações devem ser bloqueadas.

Além disso, é responsabilidade do banco comprovar que tomou todas as atitudes necessárias para garantir a segurança dos usuários. Caso contrário, ele pode sim ser responsabilizado. Mas, reforçando: em casos de roubos, cabe ao cliente informar imediatamente o banco sobre o crime para evitar prejuízos.




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