Mais de 31 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam a primeira parcela do 13º salário. É o terceiro ano seguido que o pagamento é antecipado. A segunda parcela começará a ser paga no dia 25 de maio para quem recebe 1 salário mínimo.
Leia mais: Veja se o seu benefício do INSS pode ser suspenso, saiba os motivos
Antes da antecipação, o pagamento do 13º era feito nos meses de agosto e dezembro. A antecipação foi permitida por meio de decreto assinado em março deste ano.
Parcela do 13º salário
O calendário de pagamento do 13º salário do INSS leva em conta o número final do cartão do benefício, sem considerar o último dígito verificador depois do traço.
Ao organizar a liberação dos recursos, o INSS acompanha dois calendários. Recebe primeiro quem ganha benefícios de 1 salário mínimo. E só depois é a vez de quem recebe valores superiores a R$ 1.212.
Assim, a segunda parcela do 13º salário será paga a partir do dia 25 de maio para os que recebem até 1 salário. E começa em 1º de junho para aqueles que recebem valores mais altos.
A consulta do pagamento é pelo telefone 135, para quem não tem acesso à internet. As ligações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Ou pela internet, por meio do site do INSS ou também no aplicativo Meu INSS. Por lá os segurados acompanham o extrato de pagamentos e conferem todas as previsões de novos recebimentos.
Confira o calendário de pagamento da segunda parcela do 13º:
Segurados que recebem 1 salário mínimo:
- Final do NIS – Recebe dia
- 1 – 25 de maio
- 2 – 26 de maio
- 3 – 27 de maio
- 4 – 30 de maio
- 5 – 31 de maio
- 6 – 1 de junho
- 7 – 2 de junho
- 8 – 3 de junho
- 9 – 6 de junho
- 0 – 7 de junho
Segurados que ganham acima de um salário:
- Final do NIS – Recebe dia
- 1 e 6 – 1 de junho
- 2 e 7 – 2 de junho
- 3 e 8 – 3 de junho
- 4 e 9 – 6 de junho
- 5 e 0 – 7 de junho.