scorecardresearch ghost pixel



Veja se o seu benefício do INSS pode ser suspenso, saiba os motivos

Veja se o seu benefício do INSS pode ser cancelado.



O seu benefício do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), pode ser suspenso e é importante que o cidadão entenda quais são os motivos, que podem levar ao cancelamento ou suspensão. Podemos ressaltar que a suspensão e o cancelamento do benefício, são duas coisas bem diferentes.

Veja também: 13º do INSS: confira o calendário de pagamentos aos segurados

De acordo com informações do INSS, mais de 5,24 milhões de pessoas tiveram seus benefícios suspensos no ano de 2021. Até março de 2022, e o número de suspensões já chegou a 1,23 milhão.

Porém, é muito importante que o cidadão saiba, que nenhum benefício do INSS, vai ser suspenso antes de um contato do mesmo. Por isso que ao receber uma carta do órgão, é necessário entrar em contato com o INSS.

 

Você pode fazer o contato, pelo aplicativo “Meu INSS”, que está disponível para os sistemas operacionais, Android e iOS, também pelo site do INSS, ou pelo telefone 135.

Saiba em quais situações o benefício é suspenso

De forma regular o Instituto Nacional do Seguro Social, faz algumas operações do que chamam de “pente-fino”. Essas operações são feitas com o objetivo de investigar possíveis fraudes ou benefício concedido de maneira irregular.

Por isso, se caso o beneficiário, recebeu alguma carta comunicando algo nesse sentido, é importante que a pessoa procure pelo INSS, para que problema seja solucionado. Além da operação pente-fino, a ausência de comparecimento médio, também é uma razão para o cancelamento do benefício.

Isso acontece quando o trabalhador é afastado do trabalho por incapacidade, porém não comparece ao médico para fazer o atendimento parcial. Além disso, o benefício também pode ser cortado quando a pessoa não comparece para fazer prova de vida.

 

E por último, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), é um dos grandes motivos de suspensão do INSS, já que muitos motivos levam a suspensão do BPC. Por isso, vale lembrar da importância de sempre deixar os dados sempre atualizados no CadÚnico e também a renda familiar mensal não pode passar de 1/4 do salário mínimo nacional.

É possível fazer a solicitação para reativar o benefício?

Sim, segundo o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), é possível fazer a solicitação para reativar o benefício em caso de cancelamento ou suspensão. Todo o processo de reativação deve ser feito de modo online, pelo aplicativo “Meu INSS”.

Para fazer a solicitação, você deve acessar o aplicativo e selecionar a opção “Novo Pedido”, depois a pessoa deve digitar o nome do beneficiário ou do serviço desejado, feito isso siga as instruções indicadas pelo aplicativo. Normalmente o INSS pede os seguintes documentos para fazer a reativação: CPF e o número do benefício.

Se você deseja tirar mais dúvidas do benefício do INSS, elas podem ser esclarecidas na central de atendimento do órgão, ligando no número de telefone 135. Esse serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário