O seguro-desemprego é um benefício que garante segurança financeira ao trabalhador demitido sem justa causa. Considerando o alto número de demissões realizadas durante a pandemia e a dificuldade de conseguir outro emprego formal, ele é de vital importância para muitas pessoas.
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O pagamento tem piso de um salário mínimo e é feiro por tempo determinado, que pode variar de 3 a 5 meses. Tudo depende do tempo de trabalho anterior e do número de solicitações prévias:
- 3 parcelas: ao menos seis meses trabalhados;
- 4 parcelas: ao menos doze meses trabalhados;
- 5 parcelas: ao menos vinte e quatro meses trabalhados.
Os prazos são contados a partir da data de demissão. No caso na primeira solicitação, é necessário ter ao trabalhado por menos 12 meses anteriores à dispensa. Já o segundo pedido pode ser feito por quem trabalhou ao menos 9 meses nos últimos 12 meses. Da terceira solicitação em diante, são exigidos ao menos 6 meses de trabalho antes da demissão.
Como solicitar o seguro-desemprego?
A solicitação do benefício pode ser feita por meio do aplicativo Carteira Digital de Trabalho ou no portal do Ministério da Economia. Confira como fazer:
App Carteira Digital
- Clique e em “Entrar”;
- Informe o CPF e aperte em “Próxima”;
- Complete o cadastro solicitado e toque em “Continuar”;
- Crie uma senha de acesso;
- Autorize o uso dos dados pessoais;
- Escolha a opção “Benefícios”;
- Clique em “Solicitar”.
Portal Gov.br
- Toque na opção “Quero me cadastrar” ou “Já tenho cadastro”;
- Faça o login ou crie suas credenciais;
- Em seguida, clique em “Seguro-desemprego”;
- Aperte em “Solicitar Seguro-desemprego”.
O trabalhador deve informar o número do seu CPF e anexar o documento do Requerimento do Seguro-Desemprego fornecido pelo empregador no ato da demissão sem justa causa.