scorecardresearch ghost pixel



Vale-gás é suspenso temporariamente em maio; Quando o benefício retorna?

Saiba o porquê de o benefício do governo ter sido suspenso temporariamente, sem repasses programados para o mês de maio.



O governo federal suspendeu temporariamente o pagamento do vale-gás nacional, também chamado de Auxílio Gás. Com os últimos pagamentos do benefício liberados em abril, a população terá que aguardar cerca de 50 dias para receber um novo depósito.

Leia mais: Auxílio Brasil: Calendário de maio é divulgado; Saiba como consultar o benefício 

O motivo tem a ver com a periodicidade de pagamento do benefício. Ao contrário do Auxílio Brasil, pago mensalmente, o vale-gás nacional é repassado bimestralmente, ou seja, a cada dois meses. Portanto, uma nova parcela do benefício só será paga em junho.

 

Além disso, ainda não se sabe o valor do vale-gás, pois ele muda de acordo com a estimativa de preço do botijão de 13 kg vendido no país. A regra do Auxílio Gás determina que ele não pode ser inferior a 50% da média nacional de venda o produto.

Quem pode receber o vale-gás?

As regras para fazer parte do programa incluem as:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita é menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 606);
  • Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ajuda prevê o pagamento de um salário mínimo mensal (R$ 1.212) a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiências de baixa renda;
  • Mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob monitoramento de medidas protetivas de urgência.

 

Quando será paga a nova parcela do vale-gás?

O vale-gás segue o calendário do Auxílio Brasil. Neste caso, o pagamento da próxima rodada começa no dia 17 de junho e termina no dia 30. Confira o cronograma completo abaixo, ordenado de acordo com o Número de Identificação Social (NIS):

Com isso, é importante frisar que o governo federal não cancelou os repasses do vale-gás. Ele apenas aguarda a próxima rodada do benefício para a liberação dos recursos. Ou seja, os repasses seguem integrados ao Auxílio Brasil normalmente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário