scorecardresearch ghost pixel



Você pode estar pagando a mais na conta de luz; veja o que fazer

O ICMS da sua conta de luz pode estar sendo cobrado de modo indevido. Confira como revisar até 60 contas para ter direito a receber um eventual dinheiro de volta.



Todos os brasileiros têm enfrentado constantes desafios para conseguir pagar a conta de luz em dia. No entanto, existem algumas informações que ficam um tanto quanto escondidas dos consumidores. 

Veja também: Aprenda como esconder aplicativo de banco em seu celular

Por exemplo: é possível que muitos moradores estejam pagando mais do que deveriam a cada mês. Se este for o caso, saiba que dá para reaver boa parte desse dinheiro e conseguir um lucro considerável.

Conta de luz: como ter uma parte dela de volta?

Antes de pagar a conta de luz, normalmente os consumidores apenas conferem o total, sem prestar atenção aos detalhes. Aí é onde mora o equívoco, já que alguns valores podem estar sendo cobrados a mais. Quantias indevidas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) podem estar incidindo nas tarifas.

O que ocorre é que a energia elétrica pode ser considerada como um tipo de mercadoria. No entanto, o imposto deve ser cobrado sobre o consumo e não pode ser empregado nas tarifas. Dentre elas, podemos destacar a TUST – Tarifa de Utilização de Serviços de transmissão, ou a TUSD – Tarifa de Utilização de Serviços de Distribuição.

Caso isso tenha acontecido com você, é possível reverter o valor cobrado de modo errado. O consumidor pode ter o direito de receber os valores de volta.

Como fazer a solicitação de reparação do ICMS na conta de luz?

A primeira coisa que deve ser feita é ter em mãos todas as contas de luz que apresentam cobrança indevida em sua fatura. Calcule a porcentagem de ICMS que deveria incidir apenas sobre o consumo e exclua a das tarifas. É possível pedir o ressarcimento de até 60 contas de uma vez só.

O mais indicado é procurar por um advogado ou escritório que represente os interesses do consumidor. Assim, dá para garantir que o processo ocorra dentro do que é estabelecido e exigido pela legislação nacional. Aproveite para deixar que um especialista calcule exatamente como deveria ser a cobrança adequada.




Voltar ao topo

Deixe um comentário