scorecardresearch ghost pixel



37 alimentos ricos em ferro para melhorar a sua saúde

O ferro é um dos nutrientes mais importantes para a boa saúde do organismo. Ele atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico e nas defesas do corpo.



O ferro é um nutriente encontrado em diversos alimentos e é também essencial para a saúde. Você pode consumir ferro através do feijão, espinafre, couve e brócolis. Na verdade, existe uma grande variedade de alimentos ricos em ferro.

Veja também: 8 alimentos para aumentar a inteligência e o raciocínio

Confira mais abaixo uma lista completa com todos os principais alimentos ricos em ferro para adicionar na sua alimentação diária. No entanto, antes, saiba que este é um nutriente essencial para a saúde. Ele atua diretamente no sistema imunológico e a ausência de ferro pode gerar vários prejuízos.



Pouca ingestão de alimentos ricos em ferro propicia a anemia

O maior problema relacionado à falta de ferro é a anemia. De acordo com um estudo de 2013, publicado pela Anemia Working Group Portugal, 20% da população poderá apresentar anemia no país lusitano. A pesquisa foi desenvolvida com base na análise de 7.890 pessoas com mais de 18 anos de idade.

Na mesma linha, um artigo publicado no site Lusíadas, de autoria de João Estevens, diz que “Em termos estatísticos, numa família portuguesa de cinco pessoas maiores de idade, uma delas sofre de anemia”. Foi o que garantiu Estevens, especialista em medicina internacional, do Hospital Lusíadas Albufeira.

Para evitar esse e outros problemas de saúde, sempre consuma vários alimentos ricos em ferro.



Conheça os alimentos ricos em ferro para melhorar sua dieta

  1. Cereais matinais fortificados com ferro
  2. Arroz
  3. Pães e massas
  4. Lentilhas cozidos
  5. Tofu
  6. Abóboras
  7. Sementes de gergelim
  8. Grão-de-bico
  9. Morangos
  10. Feijão
  11. Damascos secos
  12. Batatas assadas
  13. Limões
  14. Nozes
  15. Pimentas
  16. Caules de brócolis
  17. Espinafre
  18. Couve crus e cozidos
  19. Ervilhas
  20. Fígado
  21. Ostras
  22. Amêijoas
  23. Laranjas
  24. Carnes vermelhas
  25. Conservas de sardinha
  26. Frango
  27. Peru
  28. Folhas verdes
  29. Porco
  30. Presunto
  31. Brócolis
  32. Mexilhões
  33. Peixe
  34. Melão
  35. Kiwi
  36. Tomates
  37. Beterraba


Atenção com a falta de ferro

Caso você sinta algum desses sintomas ou vários deles, o ideal é procurar ajuda médica o quanto antes.

A anemia exige mais esforço do coração e pode agravar diversos outros problemas de saúde. Além disso, uma pessoa anêmica se coloca em gravidade caso apresente algum tipo de hemorragia ou sangramento intenso.

Nem todos os tipos de anemia podem ser prevenidos, mas existem alguns que podem sim contar com medidas preventivas. A anemia por deficiências de ferro, por exemplo, deve ser tratada com dieta e, em alguns casos, reposição de ferro endovenoso. Recomenda-se o consumo de vitaminas B8, B12 e C, além de atividade física moderada e o consumo de alimentos ricos em ferro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário