scorecardresearch ghost pixel



4 hortaliças que melhoram a memória e ajudam a emagrecer

É impressionante os benefícios que as hortaliças são capazes de proporcionar à saúde do cérebro e da memória.



O consumo de vegetais e legumes é fundamental para a manutenção do organismo. Dão energia, previnem doenças graves e problemas de saúde. Entre as diversas categorias alimentares existentes, as hortaliças exercem uma influência importante, principalmente nos neurotransmissores.

Veja também: Você bebe café com açúcar? Descubra como isso afeta sua expectativa de vida

Elas facilitam a comunicação entre as células cerebrais, além de estimular a produção de neurônios, ajudam a prolongar a memória, concentração, capacidade de aprendizado evitando doenças como Alzheimer e demência.

Além disso, vale destacar que são alimentos de baixa calorias, ou seja, dão aquela forcinha para quem deseja emagrecer.

Hortaliças que melhoram a memória e ajudam a emagrecer

Brócolis

Recomendada por muitos nutricionistas, essa hortaliça é considerada um superalimento. Possui nutrientes essenciais ao corpo humano, mas sua principal atuação na saúde cerebral está relacionada às suas dosagens de vitamina K, ácido fólico e magnésio. Esses minerais melhoram a capacidade cognitiva, melhorando o raciocínio, a memorização e concentração.

Além dessas contribuições relevantes, o brócolis combate o envelhecimento celular e fortalece os ossos.

Couve

Várias pesquisas feitas com esse vegetal, demonstraram seus efeitos benéficos contra o envelhecimento cerebral. Uma pesquisa avaliou 950 idosos por diversos anos e constatou que aqueles que comiam couve regularmente, tiveram o retardo no envelhecimento de suas funções cerebrais, em pelo menos 11 anos. Além disso, as folhas ajudam a manter o bom humor, afastar as chances de anemia e possui efeito detox no organismo.

Rúcula

Caracterizada pelo sabor levemente picante, é uma verdura que faz parte da família do brócolis e, por isso, é também rica em nutrientes benéficos para a saúde. Mas além de contribuir na melhoria das funções cerebrais, também fortalece o sistema imunológico. Sua vitamina K previne a osteoporose, além de ajudar a manter a mente ativa e saudável.

Repolho

Ele não é verdinho escuro como os demais vegetais, mas nem por isso deixa de produzir benefícios à saúde cerebral. É rico em diversas vitaminas, antioxidantes, fibras e minerais. Possui ainda, quantidades significativas de glucosinolatos e antocianinas que combatem o esquecimento e previnem a deterioração do cérebro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário