scorecardresearch ghost pixel



Você bebe café com açúcar? Descubra como isso afeta sua expectativa de vida

Confira os resultados de uma pesquisa sobre café, que relacionam a bebida com o tempo de vida de uma pessoa que a consome. Os dados são bem interessantes e até animadores.



O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, totalizando 21,5 milhões de sacas de 60 kg apenas em 2021. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Praticamente todos os brasileiros adultos tomam ao menos uma xícara de café pela manhã. Por sorte, o café contribui positivamente para diversas funções do organismo, no entanto isso ocorre se houver moderação.

Veja também: 5 alimentos que “roubam” a memória e que você provavelmente não sabe!

O café em excesso, principalmente se possuir outros aditivos, pode trazer alguns efeitos adversos bem desagradáveis. Na verdade, uma quantidade exagerada de cafeína com frequência tem potencial para comprometer a boa saúde de uma pessoa.

Beber café com açúcar é prejudicial? Estudo resolveu analisar

De acordo com uma pesquisa publicada no Annals of Internal Medicine, beber café com açúcar pode ser uma boa ideia para o dia a dia. O estudo desenvolvido dentro da Southern Medical University, em Guangzhou, na China, analisou dados de 171 mil pessoas.

Todos os pesquisados não apresentavam doenças cardiovasculares ou registro de câncer nos últimos 7 anos. No entanto, as informações mostraram que pessoas que bebiam café sem açúcar tinham entre 16% e 21% menos chances de morrer. A comparação foi feita com os demais indivíduos que não tomavam a bebida.

Pessoas que tomavam café com açúcar viviam ainda mais

Curiosamente, pessoas que tomavam entre 1,5 e 3,5 xícaras de café adoçado com açúcar diariamente tinham entre 20% e 31% menos chances de morrer. Neste caso a comparação também foi feita com aqueles que não bebiam café em hipótese alguma.

A pesquisa também analisou pessoas que tomavam a bebida adoçada artificialmente, mas os resultados não foram consistentes.

De acordo com a publicação citada, “o consumo moderado de café sem açúcar e adoçado estava associado a um menor risco de morte”, concluíram os pesquisadores. Por isso, se você gosta de um bom cafezinho, a moderação pode ser uma das receitas para atingir a longevidade, se somada com outras práticas saudáveis.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário