scorecardresearch ghost pixel



5 curiosidades para entender melhor o funcionamento dos gatos

Todas as pessoas que têm gatos em casa precisam entender melhor como os felinos agem no dia a dia. Isso vai deixar o convívio entre todos muito mais harmônico.



Se você tem gatos na sua casa, vale a pena conferir algumas curiosidades sobre os hábitos desses animais. Isso pode fazer você entender melhor como o seu bichano pensa e age no dia a dia.

Veja também: O que mais o gato pode comer além da ração? Descubra

1 – Por que os gatos afofam as cobertas e almofadas?

Muitas pessoas chamam esse hábito de “amassar o pãozinho”. Nada mais é do que o ato de afofar almofadas, cobertas, panos e até os próprios tutores. Isso é feito com um objetivo bem simples: demarcar que aquele local é de propriedade do gato. Pois é, os felinos liberam substâncias com a planta das patas ao afofar as coisas. Isso significa que aquele objeto pertence a eles.

2 – Os gatos se lambem muito, por quê?

As frequentes lambidas que os gatos dão pelo corpo inteiro deles servem para se limpar. Pois é, a resposta é bastante óbvia. A língua dos felinos é bem áspera e capaz de remover quase todo tipo de sujeira, inclusive ela arranca alguns pelos no processo. As lambidas incessantes realmente representam o “banho” dos felinos. Aliás, não precisa levar esses animais ao pet shop, já que o revestimento natural da pelagem é bastante útil para eles.

3 – Por que os gatos cobrem as fezes?

Depois de usar a caixinha de areia ou algum canto de terra no seu quintal, os gatos cobrem as fezes. Na verdade, não se sabe o motivo real para que os gatos façam isso, mas pode estar relacionado com características selvagens que permaneceram ativas. O ato de enterrar as fezes pode ajudar a despistar as presas e esconder a presença delas em meio à selva.

4 – O que significa ronronar?

Geralmente, o barulho de “motozinho” que os gatos fazem representa que eles estão bem relaxados e confortáveis. Portanto, eles ronronam quando sentem afeto pelos carinhos dos tutores. Se o barulho for muito alto, pode ser que seu animal esteja estressado também.

5 – Por que dormem o dia inteiro?

Você pode até ter um hábito ativo diurno, mas os felinos não. O instinto de caça dos felinos foi preparado para ficar em máximo alerta durante à noite. Por isso, os gatos preferem o dia para dormir e passar a noite inteira caçando ou analisando o ambiente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário