Pouco se fala sobre as estratégias para economizar combustível com a moto. Afinal, geralmente, a motocicleta é bem mais econômica do que qualquer automóvel. Contudo, vale a pena entender alguns pontos que podem fortalecer o orçamento do mês.
Veja também: Motos elétricas a partir de R$ 14 mil: valor para encher o tanque impressiona
Existem hábitos e dicas que vão garantir economia ainda maior no que diz respeito ao abastecimento. Se você quer economizar combustível com a moto, preste atenção aos seguintes pontos:
1 – Fique de olho nos pneus
Da mesma forma que ocorre nos carros, a pressão dos pneus precisa estar bem calibrada para garantir a autonomia ideal. Pneus murchos ou “muito cheios” tendem a exigir mais do motor, o que implica em gasto de combustível desnecessário. Faça a calibragem semanalmente, respeitando as especificações técnicas do fabricante de sua motocicleta.
2 – Sempre utilize o óleo correto
Pode parecer preciosismo para alguns, porém o óleo correto é fundamental na motocicleta. Sempre compre e utilize os produtos que são indicados pela montadora. Isso vai fazer com que o motor rode sem muitos esforços e de maneira mais econômica.
3 – Velas ajudam a economizar combustível na moto
As velas do motor são peças importantes para o bom funcionamento do equipamento. Elas precisam estar em bom estado de conservação para ajudar a economizar combustível na moto. Vá à oficina com frequência e verifique se existe a necessidade de trocar os componentes ou não.
4 – Filtros de ar
O filtro de ar é um componente automotivo que ajuda a proteger o motor de várias impurezas que estão no ar. Ou seja, sem ele, certamente o equipamento apresentaria falhas. Por isso, mantenha a manutenção do filtro em dia e consiga economizar combustível com a moto.
5 – Sempre abasteça em postos confiáveis
Por fim, sempre procure abastecer a sua motocicleta em postos de combustíveis que sejam confiáveis. Gasolina ou etanol adulterado vão fazer você não conseguir economizar combustível e ainda podem danificar o veículo.