scorecardresearch ghost pixel



5 itens do carro para economizar combustível, mas que você não usa

Conheça alguns recursos do carro que possibilitam maior economia energética, principalmente em tempos de alta dos combustíveis.



É indispensável em tempos de alta dos combustíveis pensar em formas de economia que vão além daquelas de deixar o carro parado na garagem. Algumas, inclusive, estão mais próximas do motorista do que ele imagina, dentro do próprio veículo. Confira a seguir 5 recursos do carro que podem ajudar a economizar combustível.

Leia mais: Carro 0 km com 30% de desconto para quem é MEI; Veja como funciona

1. Torque em baixa

Rodar com o carro sem acelerar tanto, principalmente em situações que o torque inteiro não é necessário, pode ser bom para o bolso. Isso porque o consumo de combustível depende de quanto o motorista exige do motor.

A dica é acelerar gradativamente até chegar ao torque máximo de rotações, sendo esta a melhor forma de consumo. Mas é importante frisar que isso varia de motor para motor.

2. Checar o computador de bordo

Estar de olho no computador de bordo enquanto dirige não é algo seguro e tira a atenção, mas a cada parada, é vantajoso checar o consumo instantâneo do combustível, considerando o gasto médio por cada trecho percorrido.

Com esse hábito, será possível estabelecer um histórico de eficiência energética e descobrir o que mais influencia na eficiência energética. Automóveis equipados com centrais multimídias realizam essa tarefa automaticamente.

3. Recurso star-stop

Infelizmente, nem todos os veículos hoje em dia dispõem desse recurso, que desliga o motor do motorista de forma automática quando ele para. Assim que o motorista desejar se mover novamente, o carro então é acionado e religado.

Os proprietários de veículo com o sistema start-stop podem conseguir uma economia de até 10% no consumo de combustíveis, principalmente se o trajeto apresentar um grande número de paradas, congestionamento e excesso de faróis.

4. Uso do escalonamento do câmbio

Câmbios mais novos possibilitam que o motorista conduza o veículo de modo mais relaxado. O alongamento das marchas e do diferencial, presente com mais força nos novos motores turbocomprimidos, acabam entregando mais torque em baixa, o que não exige muita carga ou aceleração.

O resultado disso é o menor consumo energético, ou seja, de combustíveis. Especialistas recomendam que o motorista rode entre 1.500 e 2.000 sempre que houver essa possibilidade. Hoje em dia, os câmbios automáticos CVT ou normais contam com mais marchas para oferecer a melhor eficiência possível em relação ao consumo.

5. Pneus verdes

Esse modelo de pneu acabaram se difundindo rapidamente no mercado. O motivo tem a ver com a promessa de mais economia de combustível. Segundo os fabricantes, os pneus verdes causam menos perdas de atrito, que geram mais calor por conta da deformação da banda de rodagem. Para ter bons resultados, o condutor precisa se atentar à calibração do pneu.




Voltar ao topo

Deixe um comentário