scorecardresearch ghost pixel



5 perguntas e respostas comuns sobre os preços dos combustíveis

Entenda mais sobre as questões que permeiam os preços dos combustíveis no Brasil. Veja 5 perguntas e respostas bem comuns e frequentes entre os brasileiros sobre o tema.



Se você tem dúvidas sobre o preço dos combustíveis no Brasil, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas, talvez a maioria, não entenderam como o governo e a Petrobras atuam para controlar ou não o valor da gasolina, etanol e do diesel.

Veja também: Gasolina cara: compensa converter o carro a gás para fugir dos preços altos?

Confira algumas perguntas e respostas comuns sobre os combustíveis:

1 – Por que os combustíveis ficaram tão caros?

Essa é uma pergunta complicada para se fornecer uma resposta, já que os próprios especialistas encontram dificuldades em explicar. Na prática, a desvalorização da moeda internet, o aumento no preço do petróleo no mundo, a disparada do dólar e as questões geopolíticas como guerras e covid-19 acarretaram o aumento do preço dos combustíveis. A carga tributária impacta, porém, interfere muito pouco no valor final.

2 – O que é a paridade de preço internacional?

Chamada de PPI, trata-se de uma política de preços implantada pela Petrobras e sancionada pelos governos. Ela faz com que a estatal cobre um valor compatível com o valor internacional sobre os combustíveis. A atitude foi adotada durante o governo de Michel Temer, em 2016, sendo mantida até hoje.

3 – Por que a Petrobras precisa trabalhar com câmbio?

Em épocas de safra e de grande produção de petróleo interno, a Petrobras consegue estocar uma parte dos combustíveis. Isso porque, durante períodos de alta demanda, a importação do petróleo chega a compor 30% das vendas internas. Por isso, é preciso reajustar o preço seguindo o dólar.

4 – O governo tem poder sobre a Petrobras

A empresa é estatal e o governo federal é o acionista majoritário dela. Todas as decisões são tomadas entre o conselho da Petrobras e a diretoria. O governo brasileiro pode indicar a maior parte do governo. Bolsonaro indicou 6 dos 11 conselheiros.

5 – Há risco de desabastecimento de combustíveis?

Se o Brasil não adequar os preços conforme a distribuição exterior sim, mas nada foi completamente confirmado. Por isso, é possível assistir a novas altas nos preços dos combustíveis no Brasil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário