scorecardresearch ghost pixel



5 utilidades exóticas e surpreendentes da batata

Poucas pessoas sabem que a utilidade da batata vai muito além da culinária: esse tubérculo pode ser usado até como medidor do tempo.



Esse alimento versátil, combinação perfeita para todo bom hambúrguer, base de diversos pratos culinários, pode ser usado de diversas maneiras, muitas delas desconhecidas e surpreendentes. Engana-se quem pensa que a batata serve apenas para alimentação. 

Veja também: Conheça outras formas de baixar a glicose além da alimentação

Esse tubérculo é nativo da América do Sul, usado há milênios por povos nativos e introduzido nas culturas europeias após o início das navegações, pode ter diferentes finalidades importantes, vamos conhecer algumas delas.

5 utilidades exóticas e surpreendentes da batata

1 – Remoção de ferrugem

Aquela panela enferrujada é possível remover a ferrugem usando uma batata cortada ao meio. Despeje sobre a batata um pouco de bicarbonato de sódio, mais detergente de louça e sal de cozinha. A seguir, use para esfregar a panela. Perceberá que conforme vá esfregando a ferrugem vai saindo. Vale destacar que essa técnica pode ser aplicada em outros utensílios enferrujados.

2 – Decoração usando flores

A maioria das pessoas desconhece, mas a batata possui flores que são belíssimas, da família da beladona, quando florescem dão flores brancas, rosas, vermelhas, azuis roxas. Curiosamente são raras de encontrar, mas um dia foram flores símbolos da corte nobre francesa durante o século XVIII.

3 – Para fabricação de plásticos

A batata pode ser usada para produzir um tipo de bioplástico, isso porque o amido presente no tubérculo é um polímero natural. Uma alternativa de aproveitar os recursos naturais e diminuir a produção de plástico no mundo.

4 – Para calcular o tempo

Surpreendentemente durante o Império Inca, no Peru, a batata era usada para calcular o tempo. Para isso, as comunidades se orientavam através do tempo de cozimento de uma batata. Vale destacar que o Império Inca foi responsável por valiosos estudos sobre práticas agrícolas, muitas inovadoras e criativas.

5 – Dores de cabeça

A batata é eficiente para amenizar dores de cabeça. Para isso, basta cortar uma batata crua, colocar as fatias nas têmporas e na testa, aguardar até que a dor desapareça.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário