scorecardresearch ghost pixel



7 alimentos cheios de agrotóxicos para você ficar alerta

Aprenda como limpar corretamente e eliminar os agrotóxicos dos vegetais em casa. Na dúvida, dê preferência para insumos orgânicos que sejam cultivados de modo natural.



Ao contrário do que se espera, o número de agrotóxicos utilizados em verduras, frutas e legumes tem aumentado no Brasil. Conheça quais são os produtos que apresentam o maior índice de agrotóxicos atualmente:

Veja também: Aprenda a fazer delicioso iogurte grego caseiro com 3 ingredientes

  1. Cenoura;
  2. Tomate;
  3. Maçã;
  4. Morango;
  5. Pêssego;
  6. Pera;
  7. Uva.

Aprenda a reduzir os agrotóxicos dos vegetais

As mesmas fórmulas utilizadas para limpar frutas podem ser aplicadas em legumes e folhas. Então, todos os vegetais podem e até precisam ser higienizados corretamente para eliminar os venenos.

Vale destacar que os agrotóxicos são utilizados para preservar os vegetais em plantações grandes, onde o controle individual não é possível. Esses produtos químicos afastam pragas, insetos e microrganismos das lavouras. No entanto, depois que as frutas são colhidas e estão maduras, esses venenos precisam ser retirados.

Bicarbonato de sódio para retirar agrotóxicos

A maneira mais comum de efetuar a limpeza é utilizar bicarbonato de sódio e água, esfregando com as mãos mesmo. Depois, basta deixar o alimento em água corrente para eliminar os resíduos. Essa mistura é mais utilizada para frutas pequenas como morango, uva, amoras e cerejas, por exemplo.

Outras misturas também podem ser eficientes, como água e sabão, por exemplo. Principalmente os frutos de casca grossa, podem ser lavados com esponja e detergente. Deixe correr bastante água para se livrar de qualquer resquício de sabão antes de comer.

Usar iodo com água é outra forma garantida de eliminar as toxinas de legumes, verduras e frutas. Basta deixar os alimentos imersos em água com algumas gotas de iodo. Porém, lave bem depois para retirar todo o iodo dos vegetais.

Fórmula mais simples e eficiente para limpar agrotóxicos

A maneira mais eficiente, 100% segura, para retirar os agrotóxicos das frutas é a mais simples de todas: remover as cascas. Ao retirar as cascas, toda a toxina presente nelas será eliminada também. No entanto, o agrotóxico na polpa da fruta não tem como ser removido. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário