Aprenda hoje como você pode fazer para tirar cheiro de peixe do óleo durante e após a fritura na sua casa. Verdade seja dita, por mais que peixe frito seja gostoso, o cheiro que o alimento deixa na casa é algo realmente incômodo. A boa notícia é que dá para se livrar desse transtorno de um modo simples e bem eficiente.
Veja também: Tomar café pode reduzir as chances de problemas cardíacos?
Cheiro de peixe: por que fica tão forte na fritura?
Primeiramente, vale a pena esclarecer de forma breve o motivo pelo qual o peixe frito deixa tanto cheiro impregnado no ar e no óleo. Afinal, poucos alimentos são capazes de proporcionar essa façanha bem desagradável.
O que ocorre é que a decomposição da amônia, aminas e de compostos sulfurosos do peixe soltam aquele mau odor. Em outras palavras, quanto mais avançado estiver o processo de decomposição, mais fedido ficará seu óleo e a própria cozinha.
Por isso, a primeira dica está em limpar corretamente o peixe antes do preparo, além de sempre buscar por ingredientes frescos.
Como tirar cheiro de peixe do óleo durante a fritura
Especialistas em culinária advertem que o óleo da fritura não deve ser utilizado mais do que 3 vezes. Isso já ajuda a prevenir fortes odores desagradáveis. Porém, o segredo para tirar ou controlar o cheiro de peixe na fritura está em utilizar alguns ingredientes extras.
1 – Limão
Essa dica serve para que o cheiro do peixe não perdure no óleo usado. Basta colocar um limão no líquido ainda quente ou em fogo baixo. Também dá para deixar o limão dentro do óleo mesmo durante a fritura.
2 – Alho
Coloque 2 ou 3 dentes de alho com casca e tudo dentro do óleo enquanto frita os peixes. Isso vai fazer com que ele não fique com gosto ou cheiro.
3 – Batata
Nada melhor do que comer um delicioso peixe frito com batatas crocantes. Aproveite para fritar algumas junto com os peixes.