Na cozinha, o papel alumínio é um aliado essencial, seja para assar alimentos, armazenar sobras ou até facilitar a limpeza. Mas um detalhe sempre gera curiosidade: por que ele tem um lado brilhante e outro fosco? Muita gente acredita que cada um tem uma função específica no cozimento, enquanto outros acham que a diferença é apenas estética. Mas será que isso é verdade?
A resposta está no processo de fabricação. O papel alumínio é produzido por meio da laminação, na qual folhas finíssimas de alumínio são prensadas e esticadas.
Para evitar que o material se rasgue, duas folhas são passadas juntas pelos cilindros da máquina e, em seguida, separadas. O lado que entra em contato com o rolo polido fica brilhante, enquanto o outro, que recebe atrito com outra folha de alumínio, fica fosco.
O lado certo do papel alumínio para cada situação

Embora a diferença entre os lados seja visível, ela não impacta tanto no uso doméstico. Segundo os fabricantes, não há mudança significativa na retenção de calor entre o lado brilhante e o lado fosco.
No entanto, quando utilizado para cozinhar, algumas pessoas preferem deixar o lado brilhante voltado para dentro, em contato com o alimento, pois teoricamente reflete melhor o calor e ajuda no cozimento.
Já quando a intenção é manter a temperatura de um prato quente por mais tempo, como em marmitas ou assados recém-saídos do forno, algumas recomendações sugerem deixar o lado brilhante para fora, refletindo o calor para dentro do embrulho. Apesar dessas práticas populares, testes indicam que a diferença na temperatura final é mínima.
Mais do que um utensílio de cozinha
Além de ser um aliado no preparo dos alimentos, o papel alumínio tem outras utilidades no dia a dia. Ele pode ser usado para afiar tesouras, remover ferrugem de objetos metálicos e até ajudar na limpeza do ferro de passar. Na cozinha, também evita que crostas de alimentos grudem em assadeiras e facilita o cozimento uniforme de carnes e legumes.
Mesmo sendo um material prático, o descarte correto do papel alumínio é essencial para reduzir impactos ambientais.
Por ser um metal, ele é reciclável, mas precisa estar limpo para ser reaproveitado. Evitar o desperdício e dar preferência a usos sustentáveis ajuda a minimizar os impactos do consumo.