Aprenda a fazer um delicioso iogurte caseiro e nunca mais gaste com isso

Sabia que dá para fazer iogurte em casa? Se surpreenda com o sabor e consistência dessa receita.



Muitos brasileiros adoram um iogurte para aquele lanche rápido no final da tarde, para incrementar a dieta ou até para acrescentar no modo de preparo de alguma receita, mas o que eles não gostam muito é dos preços desses iogurtes industrializados que estão no mercado. Está precisando economizar? Fique atento.

Veja também: Por que o iogurte ajuda a emagrecer e qual deve ser comprado

E se você fizesse seu próprio iogurte? O gosto de uma versão caseira desse alimento pode ser ainda melhor, se você souber fazer direitinho. Mas caso você não seja bom de cozinha, fique tranquilo, porque o preparo não é nada difícil. Topa o desafio? Então presta atenção nessa receita de iogurte caseiro e nunca mais gaste com isso no supermercado.

Por incrível que pareça, você vai pode fazer essa receita deliciosa com apenas 2 ingredientes.

  • 1 litro de leite integral em temperatura ambiente;
  • 1 copo de iogurte natural também em temperatura ambiente.

Vale lembrar que dá para usar leite desnatado, porém a recomendação ainda é de usar o integral para que o resultado da sua receita tenha uma consistência melhor.

Passo a passo

Comece o modo de preparo ao preaquecer o forno por 15 minutos, então será a hora de deixar o leite morno. Quando for esquentá-lo, faça isso sempre mexendo para que não forme aquela espuma. Assim que terminar de aquecer o líquido, transfira-o para uma vasilha que você sabe que consegue reter um bom calor.

Leve o leite ao forno e deixe-o lá até que ele atinja 45 graus de temperatura. Caso você não tenha como medir isso, saiba que se trata de uma temperatura quente, porém antes da fervura. No limite da resistência ao toque.

Em outra vasilha, adicione o iogurte e, logo em seguida, coloque apenas uma concha de leite, então misture muito bem. Aí vem a parte fácil: é só colocar tudo de volta na vasilha do leite e misturar mais. Tampe a vasilha depois e reserve. O processo de temperagem vai começar.

Lembre-se de tampar bem, pois o calor retido ali vai ajudar e muito.

A dica final é enrolar a vasilha em um pano ou toalha de mesa e levá-la de volta para o forno (já desligado). Deixe  essa mistura descansar entre oito e 12 horas. Por último, tire-a de lá e leve para a geladeira por mais duas horas.

Vale lembrar que o iogurte renderá oito porções e que você pode deixá-las guardadas até dez dias. O tempo é pouco, porque a receita não leva químicos e conservantes, então é preciso consumir dentro de um prazo curto.

Você ainda pode adicionar sabores à receita, como frutas e mel. Tudo é escolha daquele que está a preparando.




Voltar ao topo

Deixe um comentário