scorecardresearch ghost pixel



Aprenda de uma vez por todas qual é a forma certa de carregar o celular

Chega de dúvidas sobre estar acabando com a saúde do seu aparelho! Saiba agora qual é a forma ideal para carregar o seu celular sem correr o risco de danificá-lo.



A verdade é que cada pessoa fala uma coisa a respeito da maneira correta com a qual se deve carregar os aparelhos celulares, mas nem sempre todas elas se lembram de seguir as recomendações corretas feitas pelos fabricantes, o que é um tanto quanto irônico, porque ninguém sabe mais sobre o smartphone do que eles.

Veja também: Posso tirar o celular da tomada antes de carregar 100%?

De toda forma, será que você sabe qual é a maneira certa de carregar o seu celular ou está fazendo tudo errado desde que o comprou? Confira nessa matéria o que pode e o que não pode ser feito enquanto ele está carregando.

6 dúvidas respondidas sobre a maneira certa de carregar o celular

Para que você saiba qual é a maneira mais adequada para carregar seu celular e não comprometê-lo, separamos abaixo alguns questionamentos comuns sobre esse processo, bem como as suas respectivas respostas, pois assim você saberá exatamente o que deixar de fazer e o que criar como hábito.

Preciso esperar a bateria descarregar completamente para carregar o celular?

Não, na verdade faz mal para o aparelho celular deixá-lo descarregar completamente. Isso se dá porque quando a bateria chega no 0%, ao ser carregado novamente, é quase como se ela iniciasse um novo ciclo.

Quando os ciclos chegam ao limite, é necessário comprar uma bateria nova, então o ideal é que você carregue o celular antes de a bateria se esgotar completamente.

Utilizar o celular enquanto carrega vai estragá-lo?

Muitos dizem que não, mas a verdade é que faz causa danos, sim, especialmente porque o uso de aplicativos enquanto o aparelho está conectado ao carregador pode fazer o celular superaquecer. Isso, mais cedo ou mais tarde, irá danificar a bateria.

Com quanto de bateria já posso colocar o celular para carregar?

Essa questão depende muito do aparelho que você tem, visto que cada um foi criado de uma forma, mas se falarmos de de um modo geral, quando o aparelho chega aos 20% ou 25%, ele avisa que precisa ser conectado ao carregador.

De toda forma, os especialistas costumam dizer que não há problema em carregar os aparelhos celulares quando estão entre 20% e 80%, ainda assim muita gente crê que isso pode deixar a bateria viciada.

Preciso esperar o celular carregar completamente para tirá-lo do carregamento?

Não precisa, pois todas as baterias atuais possuem fios de lítio que impede que elas sejam danificadas quando o carregador é retirado antes que o aparelho atinja os 100% de recarga.

Tem problema deixar o celular no carregamento mesmo após a carga estar completa?

Não tem problema nenhum nisso, uma vez que no momento em que o celular atinge os 100% de carga, o carregador para imediatamente de transmitir energia para ele. Contudo existem alguns cuidados que você deve ter para que não ocorra o superaquecimento do aparelho. Esses são alguns deles:

  • Jamais coloque o celular para carregar em cima de sofá, cobertas ou outras superfícies que esquentem com facilidade;
  • Utilize apenas o carregador original do aparelho;
  • Não coloque o aparelho para carregar em tomadas que apresentem mau contato;
  • Não use adaptadores de tomada.

Deixar o celular carregando a noite toda irá estragá-lo?

Por fim, uma das principais dúvidas que todas as pessoas têm diz respeito sobre poder ou não deixar o celular carregando a noite toda enquanto dormem. A resposta para essa pergunta é: não. Afirmamos isso, pois quando o aparelho chega aos 100%, o carregador não transmite mais energia para ele, sendo assim não haverá danos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário