scorecardresearch ghost pixel



Posso tirar o celular da tomada antes de carregar 100%?

Entenda como funciona o carregamento dos celulares atuais e entenda se existe problema em não esperar a bateria completar 100% para tirar o aparelho da tomada.



A bateria do celular é um dos componentes que ainda geram dúvidas na cabeça dos usuários. Uma delas diz respeito ao ato de tirar o celular da tomada antes de ver a carga completar os 100%. Seja por pressa na hora de sair de casa ou para utilizar o aparelho emergencialmente, a ação é muito comum. Será que existe algum problema em fazer isso com frequência?

Veja também: O que é e como detectar um aplicativo espião dentro do celular

Tirar o celular da tomada antes de encher a bateria faz mal?

A dúvida versa sobre a possibilidade de viciar a bateria do aparelho e comprometer o carregamento futuro dela. Dessa maneira, seria como se o smartphone pudesse ficar incapacitado de carregar 100% novamente. Afinal, isso é verdade ou não? Será que tem problema tirar o celular da tomada antes da hora?

Primeiramente, a bateria dos celulares atuais é feita de lítio e sua vida útil é medida em ciclos. Na prática, o tempo de duração de uma bateria conta a partir do carregamento total dela, que representa 1 ciclo.

Sendo assim, efetuar uma carga de 50% gasta meio ciclo da vida útil, 25% gastariam ¼ do ciclo e assim por diante.

Não há por que se preocupar em “viciar” a bateria, isso era algo do passado. Hoje, tirar o celular da tomada antes da hora não vai viciar sua bateria. Isso vale para dispositivos mais recentes, já que os antigos poderiam sim sofrer com o carregamento errado. No entanto, ainda é preciso ter certos cuidados.

Bateria costuma ter 400 ciclos seguros de vida útil

Segundo especialistas ouvidos pelo site Olhar Digital, o mais indicado é carregar o celular sempre que a bateria estiver acabando. O alerta costuma aparecer sempre que a carga diminui para menos de 20%.

No entanto, é necessário entender que a maioria dos celulares apresenta uma vida útil longa de sua bateria. Durante, pelos menos, 400 ciclos (cargas de 100%) a bateria não deve perder eficiência. Porém, depois disso, pode ser que ela apresente um pouco menos de agilidade para carregar e a descarga se torne mais rápida.

Na prática, não há problema em tirar o celular da tomada antes de completar a carga completa. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário