scorecardresearch ghost pixel



Atenção, motoristas: ESTE grupo tem só até junho para renovar a CNH

Precisando renovar a sua CNH? Deixar o prazo passar pode acarretar várias situações desagradáveis. Veja os prazos para não precisar passar por isso.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o sonho de muitos adolescentes ao completarem a maioridade, na verdade, é o desejo de muitos adultos também; contudo, além de ser um processo um tanto quanto demorado, é nítido que alguns cuidados sejam levados em consideração.

Veja também: Quando devo trocar a CNH antiga pela nova? Conheça os prazos aqui!

Esses cuidados são os mais variados possíveis, acredite, porém o mais importante deles se dá justamente após ter a CNH em mãos. Isso se justifica porque existem diferentes tipos de multas que podem acabar prejudicando os motoristas.

Um outro cuidado que deve ser pontuado e levado a sério é o prazo para a renovação do documento, especialmente porque se isso não for tido como prioridade pelo condutor, poderá ocasionar diferentes problemas.

Importância de renovar a CNH

Antes de falarmos sobre os prazos da renovação, é interessante destacarmos qual é a importância de tal processo, afinal de contas, apesar de parecer algo bobo, ela é fundamental e faz toda a diferença no momento de dirigir.

É por meio do processo de renovação da habilitação que as condições físicas e mentais dos condutores serão analisadas. Isso é feito porque, conforme o tempo vai passando, as pessoas vão sofrendo com determinadas mudanças. Isso pode dizer respeito à visão ou ao desenvolvimento de uma doença. São muitas as situações.

Como renovar a CNH?

Agora que você já sabe que é importante estar com sua habilitação renovada, deve estar se perguntando como fazer para que o documento ganhe mais tempo de uso, mas não se preocupe, pois separamos todo o passo a passo para que o processo seja realizado.

A princípio, vale destacar que a essa carteira pode ser renovada de duas maneiras: online ou presencial. No caso dos condutores de São Paulo, por exemplo, é possível realizar o agendamento por meio do portal ou do aplicativo do Poupatempo. Prático, certo?

Vale ressaltar também que aquele condutor que deseja renovar a carteira de categoria A e B deverá escolher o melhor dia a e a melhor hora para que o exame possa ser realizado. Ele é credenciado pelo Departamento de Trânsito.

Por outro lado, caso o condutor que queira renovar a carteira de categoria C, D e E, tem que agir diferente. A primeira coisa que deverá ser levada em consideração é o exame toxicológico. Além disso, há um outro detalhe sobre a renovação: os profissionais que trabalham com atividade remunerada no trânsito devem realizar o exame psicológico.

É interessante chamar atenção para o fato de que será necessário o pagamento de uma taxa no valor de R$ 116,50 para que o processo possa ser todo realizado.

Calendário com os prazos de renovação

Por último, separamos aqui as datas em que foram estabelecidos os prazos de renovação para que você fique por dentro de quando será necessário renovar sua Carteira Nacional de Habilitação. Veja abaixo:

Data de vencimento  Período de renovação
Junho de 2022 Até 28 de fevereiro de 2023
Julho de 2022 Até 31 de março de 2023
Agosto de 2022 Até 30 de abril de 2023
Setembro de 2022 Até 31 de maio de 2023
Outubro de 2022 Até 30 de junho de 2023
Novembro de 2022 Até 31 de julho de 2023
Dezembro de 2022 Até 31 de agosto de 2023




Voltar ao topo

Deixe um comentário