scorecardresearch ghost pixel



Banco Central adia mais uma vez a segunda fase do ‘dinheiro esquecido’

Nova etapa de consultas e resgates de valores a receber é postergada em razão da greve dos servidores do BC.



O Banco Central adiou o início da segunda fase do Sistema de Valores a Receber (SVR) pelo segundo mês consecutivo. A retomada dos resgates ao dinheiro esquecido estava prevista para o dia 2 de maio, mas precisou ser adiada por conta da greve dos servidores da autarquia.

Leia mais: Auxílio: Bolsonaro pode lançar dois novos benefícios ainda em 2022

Na primeira etapa do sistema, 3,6 milhões de pessoas e 19 mil empresas solicitaram um total de R$ 336 milhões. A expectativa para a próxima fase é que R$ 4,1 bilhões fiquem disponíveis para saque.

Os recursos da primeira fase têm como fonte contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível; tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente (com devolução prevista em Termo de Compromisso); cotas de capital e rateio de sobras líquidas de cooperativas de crédito; e recursos de consórcio encerrados.

Já na segunda, entram outras sete fontes:

  1. Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  2. Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  3. Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  4. Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  5. Entidades em liquidação extrajudicial;
  6. Fundo Garantidor de Crédito;
  7. Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Como fazer a consulta?

As consultas ficarão disponíveis no portal do SVR assim que forem retomadas. Para acessar o sistema, o cidadão deve possuir uma conta Gov.br nível prata ou ouro.

A grande novidade esperada para a segunda etapa é o fim do agendamento. A partir do retorno do portal, quem encontrar saldo poderá solicitar o resgate do dinheiro já na primeira consulta, o que não era possível até o momento.

Greve dos servidores do BC

A paralisação dos funcionários públicos do Banco Central começou no dia 1º de abril e já provocou atrasos em diversos serviços da autarquia. Além do SVR, também houve prejuízo na divulgação do boletim Focus, de dados do fluxo cambial e da Ptax diária.

Os servidores exigem reajuste salarial de 13,5%, entre outras demandas. Segundo o presidente do Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad, 80% dos participantes da última assembleia votaram a favor da continuidade da greve.




Voltar ao topo

Deixe um comentário