scorecardresearch ghost pixel



Banco Central pode acabar com cartões sem anuidade de fintechs

Objetivo é aplicar a mesma tarifa cobrada em transações feitas por cartões emitidos por bancos tradicionais e startups financeiras.



O Banco Central (BC) estuda uma proposta de mudança regulatória cujo impacto pode ser bilionário aos brasileiros. Trata-se da possibilidade de limitar o modelo de negócio das fintechs, que cresceram muito nos últimos anos ao ofertar serviços, como de cartão de crédito, por exemplo, de forma gratuita e sem tarifas.

Leia mais: 2ª fase do ‘dinheiro esquecido’ em bancos será liberada em junho?

Na prática, essa medida representa uma mudança na Tarifa de Intercâmbio (TIC), percentual pago pelas bandeiras de cartão aos emissores, neste caso, as instituições financeiras. O objetivo então é aplicar a mesma tarifa cobrada em transações feitas por cartões emitidos por bancos tradicionais e fintechs.

Atualmente, a TIC garante às startups financeiras uma boa fonte de arrecadação, permitindo que elas consigam oferecer serviços de forma totalmente gratuita. No entanto, com a mudança na regra, o BC pode estipular o mesmo teto para cartões das fintechs, reduzindo suas arrecadações.

O estudo feito pela Zetta – organização que reúne várias fintechs como Nubank e Mercado Pago – utilizou como premissa um teto de 0,6% para a TIC no ano passado, similar com o limite de 0,5% dos cartões de débito estabelecido pelo BC no ano de 2018 e que passou a ser cogitado agora para os cartões pré-pagos.

Autoregulação

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a solução encontrada para a cobrança de tarifas pode ser encontrada por meio da autorregulação.

Para se ter uma ideia, caso as novas regras do BC estivessem valendo desde o ano passado, os clientes das instituições financeiras teriam arcado com um montante aproximado de R$ 24 bilhões em tarifas. Na prática, isso dificultaria o acesso aos serviços bancários pelas pessoas.

“Quando a gente pega o universo de empresas que fazem parte da Zetta, a gente estaria olhando algo como 34 milhões de pessoas que deixariam de ter acesso ao setor financeiro nos próximos dois anos por conta dessa redução”, explica a o presidente da Zetta, Bruno Magrani.

Além disso, o vice-presidente executivo da Abecs, Ricardo de Barros Vieira, destacou que as bandeiras de cartão já apresentaram suas propostas de autorregularão ao BC. “Nós estamos propondo que, se o BC enxergar alguma imperfeição, que eventual ajuste de preço seja feito pelas bandeiras e não por tabelamento estatal”, completou.




Voltar ao topo

Deixe um comentário