Bom para diabetes e mais: veja incríveis benefícios do melão-de-são-Caetano

Entre os benefícios do melão-de-são-Caetano estão a prevenção do envelhecimento precoce, fortalecimento da imunidade e equilíbrio das taxas de glicose no sangue.



O melão-de-são-Caetano é uma fruta que possui muitas propriedades medicinais que atuam positivamente na saúde. Evita o envelhecimento precoce, fortalece a imunidade e melhora as taxas de glicose no sangue.

Veja também: 4 frutas gostosas e baratas que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

É uma planta de origem asiática, com formato alongado, casca grossa e sabor bastante amargo. Sua árvore é uma espécie de planta trepadeira, pode atingir até 5 metros de altura.

Foi trazida para o Brasil pelos escravos, que usavam para clarear roupa e em banhos para baixar a febre e facilitar processo de parto. Tanto as folhas quanto os seus frutos podem ser consumidos, pois possuem muitos benefícios à saúde.

Principais benefícios do melão-de-são-Caetano 

Regula os níveis de açúcar no sangue

Este é o principal benefício desta planta. Há evidências científicas que comprovam que o consumo regular na forma de chá ou fitoterápico do melão-de-são-Caetano possui uma ação de controle do açúcar no sangue. O diabete mellitus é uma doença crônica decorrente de uma alimentação inadequada, principalmente, por excesso de fast food, doces, lanches etc. Vale mencionar que o diabete cresceu 60% na última década no Brasil.

No Japão, desde 1973, o melão-de-são-Caetano é considerado medicamento para tratar a diabetes. De acordo com estudos, existem elementos que estimulam o pâncreas fabricar a insulina, além de facilitar o açúcar não penetrar no sangue, ou seja, controlando a glicemia.

Essa fruta só é contraindicada para mulheres grávidas e amamentando, e pessoas que têm glicose baixa não devem tomar. Além disso, pessoas que têm diabetes e que já realizam tratamento não devem usar sem supervisão médica. 

Mas além dos benefícios para diabetes, o melão-de-são-Caetano contribui para outros problemas, tais como:

  • Tratamento de problemas de pele, como lesões, feridas e eczema;
  • Alivia a dor e alergia à picada de insetos e melhora a prisão de ventre; e 
  • Possui propriedades antioxidante, cicatrizante, adstringente, depurativa, antirreumática antibiótica, antiviral.
  • E por ser rico em vitamina C e vitamina B9 (ácido fólico) ajuda a fortalecer o sistema imune.




Voltar ao topo

Deixe um comentário