scorecardresearch ghost pixel



Brasil registra queda no financiamento de veículos; saiba o porquê

A redução no financiamento de veículos foi de 5% em comparação com o ano passado. Apesar disso, ainda houve aumento de 13,7% na comparação com abril. Por quê?



O financiamento de veículos registrou uma queda no mês de maio. Foi de 5% em comparação com o ano passado. Apesar disso, foi percebido um aumento de 13,7% em comparação com abril. Os dados são da B3 e incluem veículos leves e pesados, além das motos.

Leia mais: Lista dos carros flex mais econômicos em 2022 é divulgada pelo Inmetro

Isso vale também para novos e usados. O motivo na queda do financiamento é, em grande parte, pela restrição ao crédito provocada pelo endividamento das famílias brasileiras. Foram 478 mil vendas financiadas em maio.

Financiamento de veículos

Pelo resultado do levantamento da B3, os números indicam que 2022 ainda registra queda nos financiamentos de veículos. A venda nessa modalidade subiu 6,8% no ano passado em relação ao ano de 2020.

Também no ano passado foram financiadas 5,9 milhões de unidades novas ou usadas.

Diante da dificuldade em conseguir um financiamento, os brasileiros devem pensar em outras opções.

Uma delas, que está cada vez mais comum, é o aluguel de carros. A depender da necessidade, pode ser semanal ou mensal. De toda forma, é uma maneira de fugir dos gastos fixos, como impostos e manutenção dos veículos.

Quem deseja comprar um carro e não tem o financiamento como uma opção pode apostar também nos consórcios. Além de não pagar juros, somente as taxas de administração, não é preciso dar um valor de entrada.

Por outro lado, o tempo para a conquista do carro pode ser maior, pois essa espera pode passar de anos. É por isso que alertamos que, ao optar por consórcio, essa escolha vai exigir mais paciência do comprador.

Além disso, também foi divulgado que, como forma de incentivo aos carros híbridos e elétricos, o Banco do Brasil anunciou uma redução de 0,5% nas taxas de financiamento desses veículos. Essa é uma tentativa de estimular a compra de carros que usam energia limpa e renovável.




Voltar ao topo

Deixe um comentário