As famílias de baixa renda garantem o acesso aos benefícios dos programas sociais do governo por meio do Cadastro Único (CadÚnico). O processo de inscrição está cada vez mais fácil, especialmente diante de boa parte do serviço disponível pela internet. Aprenda o passo a passo para o pré-cadastro e não ficar com dúvidas.
Leia mais: App CadÚnico: o que significa a mensagem “Família em Revisão Cadastral”?
Apesar de haver a possibilidade de iniciar o serviço pela internet, a conclusão dele ainda é feita presencialmente nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), pois esses são os pontos de atendimento que estão espalhados nos municípios brasileiros.
Pré-cadastro no CadÚnico
Entre os benefícios sociais garantidos por meio do CadÚnico, está o Auxílio Brasil, assim como o Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Além do Governo Federal, os estados e municípios também usam as informações do CadÚnico para a condução de políticas públicas, ou seja, o cadastro é um banco de dados oficial para o direcionamento dos benefícios para quem, de fato, mais precisa.
Mas atenção a um detalhe: o fato de ter o CadÚnico não garante o acesso automático aos benefícios. É preciso atender aos critérios específicos de cada programa. Fato é que, em todos os casos, o cadastro é a forma de acesso.
Por isso, veja abaixo o passo a passo para o pré-cadastro pela internet:
- -Baixe o aplicativo do Cadastro Único;
- Faça login com o CPF e a senha cadastrada no portal Gov.br (quem ainda não tem uma conta no site do governo, deve realizar o cadastro antes de seguir com as demais etapas);
- Leia os termos e clique em “Li e concordo”;
- Vá na opção “Ir para o pré-cadastro”;
Tudo feito? Agora é só seguir as demais instruções que aparecerem na tela do aplicativo e concluir a etapa do pré-cadastro no CadÚnico. Depois será preciso comparecer – em até 120 dias – em uma unidade do CRAS com todos os documentos exigidos para conseguir concluir o cadastro de forma efetiva.