Ser um Microempreendedor Individual (MEI) garante não só o acesso a benefícios previdenciários, mas também na hora de comprar um veículo. O que acontece é que, graças à isenção do ICMS pela venda direta, donos de empresa nessa modalidade conseguem comprar um carro 0 km com desconto de até 30%.
Leia mais: Empréstimo para MEI de até R$ 3 mil: saiba com contratar sem complicação
De antemão, é importante destacar que mesmo a redução não sendo restrita apenas a veículos de uso comercial, o abatimento do imposto não é fixo. Ele muda conforme o fabricante, modelo escolhido, além da quantidade de carros que serão adquiridos.
Desvantagens em comprar um carro como MEI
Um dos pontos negativos em comprar um carro sendo MEI é o prazo de entrega do veículo. O período dado pode chegar a dois meses.
O que não pode ser muito vantajoso para quem precisa do veículo com certa urgência. Além disso, as regras envolvendo a garantia e limite de quilometragem, por exemplo, também são diferentes.
Outra desvantagem na aquisição de um veículo com o CNPJ é que o MEI precisa mantê-lo sob sua posse por, no mínimo, 12 meses (um ano) antes de decidir colocá-lo à venda.
Como comprar um carro sendo MEI?
Quem pretende para adquirir um veículo 0 km sendo MEI precisa apresentar, na hora da compra, os documentos pessoais que assegurem a condição de empresário. Um deles é o Certificado de Microempreendedor Individual, junto com o cartão CNPJ. Os descontos se iniciam na casa dos 2,5% e podem atingir até 30%.