Comprar um carro zero km no Brasil tem se tornado uma tarefa bem distante da realidade financeira da maior parte do povo. Por isso, é comum observar veículos com 10 anos ou mais de fabricação rodando pelas cidades. No entanto, quanto mais antigo o veículo for, mais gastos ele tende a dar, certo? Na verdade, não precisa ser bem assim.
Veja também: Gasolina cara: compensa converter o carro a gás para fugir dos preços altos?
Confira algumas dicas que vão te ajudar a economizar tanto na manutenção quanto no abastecimento de carros mais antigos. Claro que 10 anos ou mais ainda não se trata de carro velho. Mas o tempo e os cuidados errados podem contribuir para encarecer os cuidados. Confira como fazer para economizar.
Dicas para economizar nos cuidados com carro que tem mais de 10 anos:
1 – Mantenha as trocas em dia
Pode até parecer normal atrasar para trocar o óleo, os freios e as mangueiras do carro. Mas o tempo de uso somado aos sucessivos atrasos pode resultar em defeitos diversos. Por isso, mantenha as trocas em dia e não se esqueça dos pneus. Aliás, a calibragem do pneu também é fundamental para economizar.
2 – Limpeza
Mantenha o veículo limpo, inclusive, consulte seu mecânico para fazer uma limpeza do sistema interno. Isso vai impedir que o carro esquente demais e acabe gastando ainda mais combustível.
3 – Abasteça em postos confiáveis
Para economizar, sempre procure postos de combustíveis confiáveis. Gasolina ou etanol adulterado podem danificar o carro e fazer você gastar bem mais em abastecimento e em manutenção. Isso quer dizer que o preço mais barato acaba saindo bem mais caro ao longo do tempo.
4 – Siga o manual do proprietário
Aproveite para dar uma boa lida no manual do proprietário que veio com o carro. Existem várias dicas de cuidados e manutenção que devem ser seguidas e vão te ajudar a economizar um bom dinheiro ao longo do tempo.