scorecardresearch ghost pixel



Carros têm recursos para economizar combustível e motoristas nem imaginam

Com o valor da gasolina nas alturas, venha conhecer essas sugestões para economizar combustível.



Como o valor da gasolina chegou a passar dos R$ 8 em alguns estados brasileiros e continua em alta na maioria dos municípios, economizar combustível tem sido a prioridade de todo brasileiro. A situação é tão preocupante que até o etanol e o diesel também quebraram recordes de alta no ano de 2022, então fique atento!

Veja também: Recursos que o carro oferece para economizar combustível e que são ignorados

Foi pensando nesse pesadelo coletivo que nós indicaremos aqui alguns recursos do próprio veículo, que você provavelmente ainda não conhece, que podem te ajudar a economizar um bom combustível todos os meses.

Pneus verdes podem economizar combustível

Os pneus verdes, aqueles que são produzidos com um composto especial para reduzir o atrito com o asfalto, estão entre as principais novidades do mercado automotivo que prometem trazer um pouco mais de economia no combustível; no entanto, é muito possível que eles não estejam sendo tão aproveitados quanto poderiam.

E por que isso? Bem, na prática, esse tipo de pneu consegue permitir que o carro rode por mais tempo sem a necessidade de acelerar a velocidade. Com menos aceleração, o gasto de combustível será muito menor, sem mencionar a vida útil dos pneus.

Computador de bordo oferece parâmetros

Um outro recurso do carro – em versões mais modernas – que poucas pessoas dão atenção é justamente um grupo de informações fornecidas pelo computador de bordo. Para ter uma ideia, há até mesmo alguns motoristas que acreditam que as informações emitidas pelo computador são falsas!

As vantagens dele, em resumo, é que o instrumento pode ajudar bastante a economizar combustível, pois consegue sempre ficar conferindo o gasto e a autonomia do veículo. Isso se dá pelas informações diretas ou pelos cálculos ao abastecer. De toda forma, é importante. Você poderá passear consciente de que está economizando.

Aproveite as marchas do carro

Mais uma dica que pode auxiliar e muito na economia do combustível é a de aproveitar bem as marchas do carro, especialmente agora que o alargamento do diferencial das marchas se tornou algo comum nos dias atuais.

Os carros mais recentes já trazem essa característica, o que faz com que o veículo entregue mais torque em uma baixa rotação, não sobrecarregando a aceleração do carro no processo.

Start-stop

Não são todos os carros que contam com essa tecnologia, mas ela é cada vez mais vista dentro dos lançamentos. Se o seu veículo conta com a possibilidade de start-stop, vale a pena deixá-la ativada para conseguir uma autonomia ainda maior, o que promove a economia de combustível como uma consequência.

Vale destacar também que existem dispositivos assim para serem instalados em qualquer carro nacional, seja ele recente ou mais antigo, então você pode dar uma pesquisada, caso se interesse.

Por que a gasolina está tão cara?

Para finalizar, é interessante ressaltar que o aumento no preço ocorre por conta da implementação do reajuste anunciado em março pela Petrobras, que foi de 18,8% no valor da gasolina comum que é cobrado nas refinarias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário