scorecardresearch ghost pixel



Cerveja tem benefício pouco conhecido à saúde, especialmente dos homens

Um estudo apontou que o consumo de cerveja alcoólica ou não alcoólica produz benefícios à saúde intestinal, especialmente em homens.



A cerveja é uma bebida muito apreciada em boa parte do mundo e no Brasil não é diferente, recebendo inclusive o título e paixão nacional. Feita a partir de lúpulo, malte, levedura e água, pode ser considerada com baixo teor alcoólico quando comparada a outras bebidas populares, possui cerca de 3% a 10% de teor de álcool, o vinho, para se ter uma ideia, possui de 12% de teor alcoólico.

Veja também: 2 coisas incríveis que dá para fazer com cerveja e você nem imagina

Mas, apesar da orientação de seu consumo ser moderado, devido ao risco de dependência química e outros problemas decorrentes da ingestão exagerada, a cerveja é uma bebida que produz efeitos positivos ao metabolismo.

Uma recente pesquisa publicada no Journal Of Agricultural and Food Chemistry, apontou que o consumo de cerveja por homens faz bem à saúde intestinal, pois as bactérias presentes na bebida causam uma redução nos riscos de doenças crônicas, diabetes e em problemas ligados à saúde do coração.

Como foi realizado o estudo sobre os benefícios da cerveja em homens

O então estudo analisou uma população de 22 homens sem problemas de saúde, dividido em dois grupos, sendo que um grupo consumia cerveja com álcool, e outro sem álcool diariamente. O experimento foi feito durante quatro semanas, e foram analisados exames de amostras de sangue e fezes antes e depois do período de pesquisa.

O resultado da pesquisa apontou que os dois grupos tiveram um crescimento na diversidade de bactérias na microbiota intestinal. Nas fezes dos voluntários houve um aumento nos níveis de fosfatase alcalina fecal, isso significa uma melhora na saúde do intestino.

Também foi constatado que não houve aumento de massa corporal e nem ganho de peso em ambos os grupos. Além disso, os marcadores séricos de saúde do coração e do metabolismo também não tiveram alteração durante o tempo em que foram sujeitos à pesquisa.

De acordo com os responsáveis da pesquisa, os resultados positivos se devem aos compostos orgânicos que contém na cerveja, e pelos polifenóis que fazem bem à saúde.




Voltar ao topo

Deixe um comentário