Há décadas o colesterol é denunciado como um verdadeiro veneno para a saúde. No entanto, esse aviso pode chegar tarde demais, após a pessoa ter vivido uma rotina desregrada e cheia de excessos alimentares.
Veja também: Você não deve fazer o consumo de alho se tiver algum desses problemas
Por isso, uma dúvida recorrente é sobre “como combater o colesterol?”. Se você tem se perguntado isso, saiba que a alimentação é o primeiro e mais importante passo, sendo que alguns chás podem ajudar bastante.
Chá verde para combater o colesterol:
Para preparar corretamente o chá verde é preciso ter conhecimento de um detalhe importante. A água não deve ser fervida. Pois é, a dica aqui é utilizar água filtrada e aquecêla até que as bolinhas de ar comecem a se formar no fundo da panela.
Desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa com chá verde desidratado (ou fresco) a 250 ml de água quente. Deixe em infusão por 10 minutos. Não se esqueça de abafar a panela com uma tampa ou um prato.
Aprenda a fazer chá de rooibos:
Uma pesquisa recente, publicada no Journal of Ethnopharmacology mostrou que o chá de rooibos, um arbusto sulafricano, é eficiente no combate ao colesterol. Pessoas que tomaram a bebida fermentada por seis semanas apresentaram redução significativa do nível de colesterol LDL.
O processo de feitura é bem simples e se trata de uma infusão. Basta colocar a erva de rooibos na água fervente e deixar assim por 15 minutos antes de beber. Na pesquisa citada, a bebida foi fermentada antes de ser ingerida.
Alimentação para prevenir aumento colesterol ruim
A principal fonte de colesterol ruim no corpo vem da alimentação. Comidas ricas em gorduras saturadas, gordura trans e açúcar são as principais causadoras desse mal. Por isso, a primeira atitude a ser tomada é diminuir sensivelmente a ingestão desses alimentos. Evite comer:
- Frituras;
- Doces;
- Gorduras vegetais hidrogenadas;
- Salgados;
- Carnes processadas ou industrializadas;
- Produtos em conserva;
- Comidas congeladas;
- Carnes vermelhas e gordurosas.
Além disso, parar de fumar e praticar atividade física com frequência regrada são indispensáveis para o controle dos níveis de colesterol.
Por fim, se você quiser aprender como diminuir o colesterol, além de seguir as dicas apresentadas, procure um médico. A orientação profissional é indispensável para uma boa qualidade em qualquer tipo de tratamento.