scorecardresearch ghost pixel



Como fazer o licenciamento do veículo em 2022? Veja o passo a passo

Confira como funciona o processo de solicitação, emissão e entrega do CRLV referente ao licenciamento de 2022. O documento é exigido para poder dirigir em todo o Brasil.



O licenciamento é um dos documentos necessários para manter o carro dentro da lei. Sem ele, é como se o motorista não tivesse a permissão para dirigir o carro pela cidade. Todos os anos, o CRLV precisa ser emitido com o licenciamento atualizado para o período. Entenda como funciona o processo.

Veja também: Com apenas 1 dica você pode economizar R$ 120 no mercado

Como emitir o licenciamento 2022 para o seu automóvel

Para que o licenciamento seja feito, a primeira atitude do motorista é a de quitar o imposto relativo ao IPVA, além das multas. O processo ocorre junto ao departamento de estadual de trânsito (Detran) de cada unidade federativa. Ou seja, é preciso solicitar o pagamento dos encargos e a emissão do documento junto ao órgão do seu estado.

Apenas com toda a documentação quitada e atualizada é possível dirigir e utilizar o veículo pelas ruas e estradas do país sem correr riscos de ter o carro ou modo apreendido. Além disso, rodar com o documento vencido gera multa e desconta pontos de infração na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Pague o licenciamento 2022 pelo seu banco

Atualmente dá para pagar o licenciamento e o IPVA do carro através da própria conta bancária. As principais e maiores instituições financeiras oferecem o serviço gratuitamente para os correntistas. Basta entrar no setor de veículos do seu internet banking, caixa eletrônico ou aplicativo para ter acesso aos meios de pagamento.

Para fazer todos os trâmites, o proprietário deve informar dados como Renavam e numeração da placa. Depois de quitar tudo, o novo CRLV deve ser enviado para impressão e encaminhamento para o cidadão que o solicitou.

Uma das formas de fazer isso é acessar o portal do Detran do seu estado e clicar em “Veículos”, depois em “Licenciamento anual”. Preencha todos os campos com os dados solicitados e escolha a forma de emissão que melhor se adequa com a sua realidade. Em alguns dias o documento será entregue no endereço informado às autoridades competentes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário