scorecardresearch ghost pixel



Confira quais foram as tentativas do Governo Federal de lidar com o preço dos combustíveis

Sem saída para conter o aumento no preço dos combustíveis, o Governo Federal anuncia a ampliação do benefício do Auxílio Brasil, vale-gás e PIX caminhoneiro.



O preço dos combustíveis tem tirado o sossego do brasileiro, por consequência, toda a movimentação está perturbando o presidente Jair Bolsonaro, pois as tentativas de redução no litro do combustível ainda não surtiram efeito. A equipe do governo ainda procura formas de melhorar a imagem do presidente em ano eleitoral.

Leia mais: Governo começa a pagar 3 benefícios NESTA semana; confira quem recebe

A gasolina, o diesel e o gás de cozinha são itens considerados essenciais. Quando o preço do combustível sobe, toda uma cadeia fica afetada por essa alta. Não é à toa que está tão difícil para o governo conseguir reverter o cenário de constantes reajustes.

Preço dos combustíveis

Para melhorar a imagem com os brasileiros, ainda que a menos de quatro meses da eleição, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a criação do PIX caminhoneiro e elevou o benefício mensal do Auxílio Brasil. Outra medida é a de pagar o dobro do valor do vale-gás.

Com isso, o Auxílio Brasil passa de R$ 400 para R$ 600 como valor mínimo. A base do governo no Senado trabalha para conseguir o aumento do benefício. A previsão é que o novo valor seja temporário, apenas até o final de 2022.

O vale dos caminhoneiros, que chegará a até mil reais, também faz parte das tentativas do governo de amenizar os impactos provocados pelo preço dos combustíveis, especialmente para as eleições de outubro.

Para dar conta das duas medidas, o governo terá de alterar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que compensaria a redução de arrecadação de ICMS dos estados.

O Governo Federal também anunciou que pretende dobrar o vale-gás para as famílias que já tem acesso ao Auxílio Brasil. Todas as propostas foram anunciadas durante a reunião de líderes do Senado.

Por ser um ano eleitoral, a legislação proíbe a criação de novos programas assistenciais. É por essa razão o PIX caminhoneiro vem sendo criticado por especialistas enquanto o texto tramita no Senado. Para eles, todas as medidas não passam de uma tentativa do governo de melhorar a popularidade do presidente Jair Bolsonaro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário