Cortes nobres: 5 tipos de carnes consideradas iguarias

Conheça 5 cortes nobres de carne que são considerados premium, com diferenciais únicos na textura, suculência e sabor.



O consumo de carne no Brasil é considerado o terceiro maior do mundo. Um dos pratos favoritos dos brasileiros é o churrasco, que quanto mais macia e saborosa melhor. Mas, mesmo que a carne seja um alimento bem aceito, há cortes nobres ainda não conhecidos pela maioria das pessoas. Por esta razão vamos te apresentar 5 cortes nobres de carne.

Veja também: Dieta do tipo sanguineo: descubra o que você deve comer

5 cortes nobres de carne

São chamados de cortes nobres porque são retirados das melhores partes do boi, são cortes mais macios, e conforme o modo de preparo são muitos saborosos. Vale destacar, que a qualidade da carne é resultado de diversos fatores, como raça, nutrição, tempo de criação e técnicas de abate.

1 – Short Rib 

Também chamado de costela premium, é um corte da parte dianteira do boi próxima ao miolo do acém. É um corte que, conforme o modo de preparo, é bastante macio e suculento. Ideal para ser feito na grelha ou em fogo alto.

2 – Bife Ancho

É um tipo de corte bem popular na Argentina. É extraído do contrafilé, que fica na região entre a segunda e a sexta vértebra. Possui fibras mais curtas e uma faixa de gordura interna que faz separação entre o miolo e a capa do ancho. É uma carne nobre de tamanho grande, mas de muito sabor e suculência.

3 – Picanha

Este, talvez seja um corte nobre bem conhecido, bastante presente nas mesas de churrasco, mas que pode ser feito de várias maneiras. A picanha é um corte retirado da traseira bovina, sendo um corte bem gorduroso, o que colabora para ser uma carne macia e muito suculenta. Além do mais, a picanha tem um sabor único.

4 – T-Bone

Recebe este nome por ser um pedaço com formato em T. O T-bone é um corte nobre retirado da parte central lombar do animal. O osso do T-bone faz separação entre o filé mignon e o contrafilé. É um corte diferenciado, de qualidade, ideal para ser feito na grelha e combinado com uma boa cerveja.

5 – Costela

Rica em gorduras e fibras e com um sabor marcante. Quando feita no ponto certo, fica bastante macia. É ideal para ser feita em churrasco.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário