scorecardresearch ghost pixel



Descubra o quanto uma pessoa precisa ganhar para ser considerada rica

As pessoas estão sempre comentando sobre a riqueza das outras, mas cada um tem ganhos diferentes e um estilo de vida que demanda condições financeiras igualmente distintas.



Apenas aparentar riqueza, como ostentar um carro luxuoso, não é suficiente para provar que uma pessoa tem muito dinheiro. Isso porque ela pode estar comprando coisas caras e assumindo dívidas. Nesse caso, alguns pesquisadores fazem análises para realizar um levantamento da média populacional com boas condições de vida em relação à classe social de cada indivíduo. 

Veja também: 4 maiores mitos e verdades sobre economizar combustível

Portanto, essa observação é realizada a partir de um estudo complexo, porque cada país tem suas particularidades econômicas.

Em geral, o poder de compra, ou seja, a capacidade de usar a renda para obter bens e serviços, muda de acordo com o local. Na Europa há muitos idosos, que acabam aparecendo na lista dos mais ricos pelo acúmulo de riqueza e aposentadoria. 

Uma pesquisa francesa identificou o quanto uma pessoa precisa ganhar para ser rica 

O Instituto de pesquisa L’Observatoire des Inéligalités apurou como vivem os cidadãos confortavelmente com uma quantia mínima. Além das necessidades básicas, os ricos costumam acumular capital, diferente dos grupos mais vulneráveis e da classe média. O resultado contempla a França e suas diferenças, que apesar de não serem tão profundas, refletem a desigualdade intrínseca ao sistema.  

Acumular capital significa investir, ter uma boa reserva, ter uma quantia para a aposentadoria, bens que podem ser repassados às próximas gerações, negócios, etc. Ou seja, um patrimônio.

Os franceses precisam ganhar 3.673 euros por mês, equivalente a dois salários mínimos, para viver muito bem, acima do esperado. Esse valor equivale a R$ 20 mil. Ou seja, se você recebe mensalmente algo em torno desse valor, pode ser considerado dentro do grupo dos ricos.

A maioria da população economicamente ativa costuma ganhar cerca de 2.252 euros. Portanto, ganha menos que os 4,5 milhões de ricos, aproximadamente 7% das pessoas vivendo no país. Contudo, há ainda os super ricos, que não passam de 1%. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário