scorecardresearch ghost pixel



Descubra o que tomar café demais pode fazer com seu corpo

Café em excesso pode causar muitos sintomas desagradáveis e aumentar o risco para muitas doenças. Confira mais sobre o tema e evite exagerar na cafeína.



Você gosta de tomar um bom cafezinho reforçado de manhã para aguentar a rotina puxada do dia? Saiba que o excesso de café pode provocar alguns quadros de saúde bem complicados e indesejados.

Veja também: Lemon pepper: aprenda como fazer o tempero ‘hit do momento’ em casa

Abaixo você confere alguns sintomas comuns que podem ser observados em caso de exagero no café. Lembre-se que uma ou duas xícaras de café podem até gerar benefícios para diversas pessoas, o problema é o excesso da bebida.

Sintomas que o excesso de café provoca:

1 – Hipertensão arterial (pressão alta);

2 – Facilita a ruptura muscular;

3 – Agrava quadros de ansiedade;

4 – Proporciona a má digestão;

5 – Causa taquicardia;

6 – Provoca insônia.

Quantidade máxima de café no dia

A resposta para esse questionamento foi dada em uma pesquisa produzida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ao todo, 400 mil pessoas foram acompanhadas por 11 anos. De forma, que os pesquisadores entenderam que os benefícios da bebida são obtidos quando se toma entre 3 ou 4 xícaras de café por dia. Mais é muito, menos é pouco – lembre-se disso.

Alerta! Existem pessoas que não devem tomar café

Mesmo que haja benefícios no café, a verdade é que existem pessoas que não devem abusar da cafeína. Esses grupos de pessoas são conhecidos e há várias pesquisas em torno do assunto.

– Glaucoma

O glaucoma é uma doença grave que compromete a visão e pode causar cegueira. Uma forma de agravar o problema é aumentando a pressão no globo ocular. A cafeína oferece riscos de que isso aconteça.

– Intestino irritado

A síndrome do intestino irritado pode causar episódios frequentes de diarreia. O problema é que o café tem o potencial de intensificar o problema e causar transtornos na saúde por isso.

– Problemas estomacais

Se você sofre com gastrite ou refluxo gastroesofágico não deveria beber café. A cafeína pior sensivelmente esses dois quadros clínicos.

– Grávidas e lactantes

Mulheres que estão esperando um bebê ou amamentando uma criança devem evitar ingerir cafeína. Sempre consulte o médico antes de mudar a dieta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário