scorecardresearch ghost pixel



Descubra por que você não deve lavar carne de porco crua

Confira quais são os motivos pelos quais você não deve lavar carne de porco na sua casa antes de colocar o alimento no fogo para cozinhar. Problemas podem afetar a saúde de uma pessoa.



Diante dos preços altos encontrados na cesta básica do brasileiro, o jeito foi investir em itens um pouco mais baratos. Quando se pensa em carnes, os derivados suínos costumam ser mais em conta e muito saborosos. No entanto, é preciso ter alguns cuidados com o preparo desses alimentos. Entenda o porquê você não pode lavar carne de porco antes de cozinhá-la.

Veja também: Alimentos que engordam e que são vendidos como opções “saudáveis”

Por que não posso lavar carne de porco na cozinha?

Na verdade, você até pode lavar carne de porco antes de cozinhá-la, mas não deveria. Aliás, não existe nenhuma recomendação dos órgãos de saúde que demonstrem a necessidade de lavar uma peça de carne. Afinal, ninguém irá comer “sushi de carne suína”, uma vez que a carne crua pode ter bactérias e parasitas. Esses últimos ainda podem resultar em uma cisticercose, a qual tem potencial para levar um ser humano a óbito.

Em contrapartida, depois de cozida corretamente, a carne de porco pode ser consumida com segurança. Ela é responsável por preparos de alimentos muito apreciados pelos brasileiros, em todo o país.

Ao lavar a carne de porco, você acaba retirando parte dos elementos responsáveis por dar sabor aos preparos. Inclusive, o ato de passar água pelo alimento pode impedir que ele atinja o ponto correto e que fique douradinho.

Riscos de lavar a carne de porco envolvem a saúde

Mais do que os prejuízos de sabor, lavar carne de porco antes do preparo oferece risco de contaminação cruzada. Como mencionado no início, as carnes contêm bactérias, parasitas e outros microrganismos nocivos à saúde.

Os respingos de água contaminada podem atingir utensílios e outros alimentos prontos que estão próximos do local. Estudos recentes mostram que a água contaminada pode respingar a mais de 2 metros de distância. Além disso, as roupas que você usa e suas mãos também entrarão em contato direto com qualquer agente nocivo que possa existir na peça de carne suína.




Voltar ao topo

Deixe um comentário