scorecardresearch ghost pixel



Dieta carnívora ajuda a emagrecer? Descubra se traz riscos ou benefícios

Todo mundo sabe que a alimentação é fundamental para conseguir regular o peso corporal. No entanto, será que uma dieta carnívora pode ajudar a entrar em forma? Entenda aqui:



Será que uma dieta carnívora é a melhor estratégia para emagrecer? Esse é um questionamento dos tempos modernos, diante de várias novas dietas “milagrosas”. A dieta low carb, por exemplo, pressupõe um consumo alto de proteínas, focado principalmente em carnes e em insumos animais. Por isso, diversas opiniões e pesquisas surgiram ao longo dos últimos anos para tentar entender melhor esse assunto.

Veja também: 13 alimentos que precisa comer se deseja aumentar a testosterona no corpo

Afinal, até certo tempo atrás, o consumo elevado de carne vermelha e de porco não era recomendado. Isso ocorria por conta do alto índice de gordura que esses alimentos apresentam.

Porém, sabe-se que depende muito do tipo de corte e da maneira como o produto é manipulado. Atualmente, a dieta carnívora entrou no cardápio de opção para perder peso, mas será que isso realmente ajuda? Descubra agora a resposta.

Dieta carnívora ou low carb ajuda a perder peso?

Hoje, sabe-se que o consumo de determinados tipos de alimentos não está atrelado exclusivamente ao emagrecimento. Na verdade, diversos fatores unidos fazem com que uma pessoa perca ou ganhe peso. Dentre eles está a alimentação, a rotina de exercícios, a qualidade do sono e o nível de estresse diário.

Ter uma dieta carnívora não é algo recomendado pela ciência, embora existam estudos demonstrando que aumentar o nível de proteína em detrimento dos carboidratos seja mais propenso ao emagrecimento. Entretanto, essa não é a única forma nem a mais indicada para perder peso. É isso o que apontam especialistas em nutrição do mundo inteiro.

Riscos de uma dieta carnívora

Ao contrário do que se espera, o consumo de produtos de origem animal pode ser reduzido ao longo dos anos. Existem evidências robustas que mostram isso em todos os cantos do mundo. Embora a proteína animal seja extremamente necessária para o bom desenvolvimento do sistema nervoso, essa ação benéfica se dá no começo da vida de um ser humano.

Geralmente, pessoas adultas e idosas devem evitar o consumo excessivo de carnes e gorduras ou de uma dieta carnívora. Isso ocorre, pois, o esforço para digerir esses alimentos é enorme. Como o intestino perde parte de suas capacidades com o passar dos anos, o consumo de carne pode acarretar mais prejuízos do que benefícios.

O ideal é sempre buscar acompanhamento de bons profissionais, para seguir uma dieta balanceada alinhada com a prática de atividade física.




Voltar ao topo

Deixe um comentário