O WhatsApp é, de longe, o aplicativo de troca de mensagens mais usado pelo brasileiro desde 2009. Apesar de não ser o único, nenhum outro conseguiu captar tanto as pessoas e ainda chegar ao ponto de entrar para as gírias do país, afinal de contas, todo mundo já mandou um “zap” para alguém.
Veja também: Empréstimo pelo Whatsapp? Fintech investe em nova concessão de crédito!
Porém mais do que mandar figurinhas, memes e vídeos engraçados para as pessoas, o WhatsApp pode servir para mais uma coisa. Uma coisa séria que muita gente nem achava que seria possível de conseguir por ali. Nós estamos falando de empréstimos.
Banco do Brasil anuncia novidade
Sim, de empréstimos reais, não de tentativas de golpe envolvendo falsas promessas de dinheiro fácil, como tem sido muito comum de acontecer. Estamos falando especificamente do Banco do Brasil, um dos mais respeitados bancos tradicionais do nosso país.
Acontece que o BB tem feito atendimentos virtuais, e mais de 23 milhões de cidadãos foram amparados por meio do aplicativo nos últimos 90 dias. E é claro que não foram todas essas pessoas que contrataram empréstimos, já que – segundo o próprio Banco do Brasil – a grande maioria pareciam ter apenas algumas dúvidas para serem esclarecidas.
Mas e quanto ao empréstimo? Sim, o Banco do Brasil afirmou que a ideia foi desenvolvida para manter a vida das pessoas mais fáceis, bem como tornar o empréstimo algo mais intuitivo e realizável via plataforma, mas não qualquer uma, uma plataforma que eles já conhecem muito bem.
Em resumo, já está sendo válido contratar essas operações de crédito pessoal por meio do WhatsApp. O Banco do Brasil, inclusive, se tornou o primeiro do país a aceitar empréstimos solicitados em um aplicativo comum de troca de mensagens.
Foi determinado que, até o momento, os atendimentos devem ser feitos ao enviar uma mensagem para o número (61) 4004-0001. A pessoa será contatada inicialmente por uma inteligência artificial que vai ajudar o cliente e simular as condições possíveis para a opção em questão.
É assim que a pessoa saberá quais seriam os valores das parcelas, os juros em cima delas, a data de vencimento e todo o resto que ela precisa ter em mente antes de realmente fechar o acordo de empréstimo.
E se a pessoa já tiver feito um antes, ela pode usar esse meio para também acompanhar os extratos.
O Banco do Brasil espera ainda ampliar as ofertas de crédito através do aplicativo, o que vai incluir também a possibilidade de contratar empréstimos consignados, antecipar a restituição do imposto de renda, dar crédito para veículos e antecipar o 13º salário.
Assim fica bem claro o objetivo do BB em ampliar mais o seu método de alcance, certo? Começou de forma simples, apenas fornecendo consultas de salto. Isso até pular para faturas de cartão de crédito; transferências; pagamentos; PIX; renegociação de dívidas e, por fim, se chegou ao ponto em que estamos atualmente.