scorecardresearch ghost pixel



Governo vai antecipar parcela do BPC; veja para quais beneficiários

O governo anunciou a possibilidade de antecipar uma parcela do BPC. A medida busca ajudar as famílias desabrigadas depois das fortes chuvas em Pernambuco.



O governo federal anunciou que alguns brasileiros poderão antecipar a parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A medida vale para as famílias afetadas pelos temporais em Pernambuco. A antecipação será sem a incidência de juros.

Leia mais: Carro 0 km com 30% de desconto para quem é MEI; Veja como funciona

O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com ele, a ideia é apoiar os moradores das regiões mais afetadas pelas fortes chuvas. Eles poderão fazer empréstimo do BPC, sem juros. “O governo federal está sempre alerta para atender a população em qualquer situação”, disse Bolsonaro.

Antecipar parcela do BPC

A linha de crédito sem juros para os beneficiários do BPC foi anunciada no último dia 30. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, também falou sobre a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Ele também anunciou pausas em até três meses para todas as linhas de crédito para pessoas físicas micro e pequenas empresas. Além de permitir que os créditos sejam postergados por até 3 meses.

Como várias agências da Caixa ficaram alagadas com as fortes chuvas em Pernambuco, o presidente garantiu que todos os pagamentos serão feitos pelo celular. Isso vale para qualquer transferência de renda e dos programas de assistência.

A possibilidade de antecipar parcelas do BPC deve beneficiar várias famílias. Pelo menos 4 mil pessoas ficaram desabrigadas e pelo menos 14 cidades decretaram estado de emergência.

Os beneficiários que desejaram poderão antecipar uma parcela do BPC. De acordo com o Ministério da Cidadania, o valor será diluído ao longo de 36 meses. Além disso, as pessoas que optarem pela antecipação não vão pagar nenhum encargo ou juro por isso.

O Benefício de Prestação Continuada é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, e também para a pessoa com deficiência de qualquer idade. Para ter direito ao BPC, o interessado deve ter o Cadastro Único (CadÚnico) e renda por pessoa da casa igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário