scorecardresearch ghost pixel



Governo vai pagar o 13º salário do Auxílio Brasil em 2022?

O 13º do Auxílio Brasil está em discussão no Senado. O projeto de lei destaca o avanço da inflação e a dificuldade das famílias brasileiras.



O Senado analisa o Projeto de Lei nº 625/22 que institui o 13º salário para o Auxílio Brasil. A pauta envolve muita expectativa dos beneficiários, especialmente com o final do ano se aproximando aos poucos. Parte dessa esperança vem daqueles que já receberam o abono natalino durante o pagamento do Bolsa Família.

Leia mais: Auxílio Brasil de R$ 600 é estudado por Bolsonaro

Isso aconteceu em 2019. Diante da pandemia da COVID-19 e da dificuldade enfrentada pelas famílias brasileiras, o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) apresentou o projeto de lei que institui o 13º do Auxílio Brasil.

13º salário do Auxílio Brasil

Atualmente o Auxílio Brasil atende mais de 18 milhões de famílias. No projeto em debate, o senador Alexandre Silveira lembrou que uma das promessas de campanha de Jair Bolsonaro foi o pagamento extra para os beneficiários do Bolsa Família, o que realmente aconteceu.

“Agora, quando temos um novo benefício – o Auxílio Brasil –, precisamos renovar esse anseio”, adicionou o senador. O que se sabe é que as famílias atendidas atualmente pelo programa vivem em situação de pobreza e extrema pobreza.

O autor do projeto também lembrou que o 13º salário do Auxílio Brasil ajudaria as famílias a combaterem a fome e garantir um ganho de quase 10% do valor recebido anualmente. “Além disso, ajudará a viabilizar o pagamento das despesas das famílias brasileiras nesse momento de elevada inflação”, justificou o senador.

Ele ainda completou que o projeto segue o modelo do que já acontece com a gratificação dos trabalhadores de carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores, ou seja, com o pagamento em duas parcelas. A previsão, caso o projeto fosse aprovado, é de que o benefício seja acrescido de 50% em junho e 50% em dezembro.

A troca de um programa para outro gerou mudanças, como o valor pago todos os meses, que subiu para R$ 400 como benefício mínimo. Agora os beneficiários querem saber se o pagamento do 13º salário também será possível por meio do Auxílio Brasil. Por hora, o abono natalino segue em discussão no Senado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário